Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto Coimbra 2.X quer dar a conhecer os pontos mais interessantes da região 

3 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Projecto Coimbra 2.X quer dar a conhecer os pontos mais interessantes da região 

Depois de acções de rua, que passaram por 19 municípios da região de Coimbra para dar a conhecer os serviços online disponíveis para cidadãos e empresas, a operação Região de Coimbra 2.X quer atrair pessoas que queiram conhecer o que de melhor se faz no território. A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra tem planeadas novas dinâmicas para atrair turistas a apresentar as maiores valências presentes na região.

O destaque vai para o Portal Geográfico Intermunicipal ou Geoportal Intermunicipal, que se encontra ligado directamente a alguns dos dados geográficos dos municípios. Esta plataforma online foi criada para disponibilizar informação geoespacial num único local, permitindo, desta forma, que cidadãos e empresas possam ter acesso a informação da região num único local.

Para além deste portal, foi também desenvolvida uma aplicação móvel da Região Coimbra 2.X, focada nos visitantes dos municípios. Dentro desta aplicação, simples e intuitiva, estão disponíveis vários pontos de interesse de toda a região, permitindo uma experiência suave em dispositivos móveis. Assim, pretende-se que a aplicação apresente informações sucintas, mas que despertem a atenção e o interesse de todos os que pretendam visitar os locais de interesse da região.

 

Plataforma intermunicipal pretende agregar serviços online

Para além destas ferramentas, a CIM Região de Coimbra também desenvolveu uma plataforma intermunicipal, cujo objectivo é o de agregar a informação da região e funciona também como um ponto de partida para aceder aos serviços disponibilizados por vários municípios. Para além dos serviços municipais, esta plataforma também garante o acesso ao Portal do Investidor, uma área que está direccionada para a actividade empresarial.

Organizado pela CIM da Região de Coimbra, em parceria com as 19 autarquias que fazem parte deste órgão administrativo, este projecto pretende simplificar a vida de cidadãos e empresários, garantindo ferramentas e métodos para tratar de assuntos do dia-a-dia, evitando deslocações desnecessárias aos espaços municipais.

Este projecto é cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e FEDER.