Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Programação de Verão promovida por Coimbra regressa em formato renovado

6 de Julho 2023 Jornal Campeão: Programação de Verão promovida por Coimbra regressa em formato renovado

Dando continuidade ao trabalho de envolvimento dos agentes locais e da implementação de uma programação diferenciadora e com um novo formato, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove, de 7 de Julho a 16 e Setembro, o projecto “Verão a 2 Tempos”. Este ciclo de eventos pretende criar fluxos de público pelas diversas artérias e espaços da cidade, dando o mote para um programa ecléctico desenhado numa lógica a dois tempos: dois dias e dois horários.

Ao longo de três meses, “Verão a 2 Tempos” pauta-se por uma oferta cultural interdisciplinar, que proporciona a fruição dos universos do fado e da canção de Coimbra, do folclore e outros ritmos, passando ainda pelas sonoridades do jazz e rockabilly, animação com filarmónicas e DJ sets, teatro, dança e cine-concertos. O programa vai decorrer às sextas-feiras e aos sábados, às 19h00 e às 22h00, e mapeia vários espaços icónicos do centro da cidade, a várias escalas, desde a Praça do Comércio ao Quebra-Costas, às Escadas da Igreja de Santiago, ao Pátio do CAV, ao Largo do Poço, ao Largo do Romal e ao património mundial classificado pela UNESCO, com concertos a acontecer nos claustros do Colégio da Graça, da Sé Velha e Claustro do Silêncio (Igreja de Santa Cruz).

Numa perspectiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este ciclo conjuga-se com os projectos de criação artística desenvolvidos por várias estruturas, como sejam o 14º Festival das Artes QuebraJazz (Associação Cultural Quebra Costas) e o Ciclo “Cinema Fora de Portas” (Caminhos do Cinema Português), entre outros.

Para além da programação geral, serão também divulgadas propostas de programação convergente, cujas iniciativas não se enquadrem nos dias e no horário, mas que sendo promovidas por outras organizações, incentivam a uma visão ampla da programação de Verão que acontece em Coimbra.

O programa “Verão a 2 Temos” arranca já na próxima sexta-feira, dia 7 de Julho, pelas 19h00, com o concerto do JACC “Leo Middea apresenta Gente”, no Largo do Poço. No sábado, dia 8 de Julho, pelas 19h00, a Praça do Comércio acolhe o Festival de Concertinas. No horário nocturno, decorrem os concertos das Festas da Cidade, no Jardim da Sereia.

Relativamente à programação convergente, destaque para a Feira de Artesanato Urbano a decorrer no sábado, na Praça do Comércio, ou para o para o teatro ao ar Livre “Volta ao Mundo em 10 instrumentos” pela Companhia Marimbondo, às 11h00, no Pátio do CAV, da responsabilidade d’A Escola da Noite e do CAV/Encontros de Fotografia.