Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Programa “Selecção Gastronomia e Vinhos” apresentado na Mealhada

22 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Programa “Selecção Gastronomia e Vinhos” apresentado na Mealhada

Vários representantes da restauração e hotelaria do concelho da Mealhada participaram numa sessão alusiva ao programa “Selecção Gastronomia e Vinhos”, uma iniciativa que visa dinamizar um conjunto de acções para melhorar processos, valorizar serviços e qualificar as empresas do sector.

Já aderiram a este programa os restaurantes Castiço, Octávio dos Leitões e a Churrasqueira Rocha. De acordo com o Município da Mealhada, em breve vão juntar-se o Grande Hotel do Luso e o Restaurante Típico da Bairrada, que estão ambos em final do processo para integrar o programa. Contudo, a Câmara garante que “ a expectativa é abranger outras unidades, dando-lhes a conhecer as vantagens do programa”.

O “Selecção Gastronomia e Vinhos” visa “qualificar a oferta gastronómica, promover a gastronomia regional da região como elemento diferenciador da oferta turística, transformando-a num verdadeiro produto estratégico e competitivo. Procura ainda valorizar, dignificar e salvaguardar a gastronomia regional, incentivando o consumo de produtos regionais, tradicionais e qualificados, promovendo os vinhos e as empresas de hotelaria e restauração que integrem a rede”, disse a Câmara Municipal da Mealhada.

A autarquia informa que o programa inclui medidas de apoio como um passaporte gastronómico, um voucher restauração que dá direito a descontos e o Menu Taste Coimbra Region. “O voucher restauração permite ao portador ou agregado familiar obter um desconto de 15 euros numa refeição Menu Taste Coimbra Region de valor igual ou superior a 30 euros”, disse o Município, acrescentando que o Menu Taste Coimbra Region é composto por um conjunto de 19 menus, um por cada município da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), com as iguarias singulares e diferenciadoras de cada concelho. Já o passaporte gastronómico vai permitir registar os restaurantes “Selecção Gastronomia e Vinhos” nos quais o visitante ou turista consumiu a sua refeição, através de um carimbo, e, uma vez completo, poderá ser trocado por um cabaz de produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP) da Região de Coimbra.

No caso da Mealhada, o menu Taste Coimbra Region é composto por iguarias como leitão, cabidela de leitão ou chanfana, como prato principal, sendo a refeição composta ainda por entradas, como iscas de leitão, e sobremesas, como o morgado do Bussaco.

Esta iniciativa é delineada pela CIM de Coimbra, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (ERTCP), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O Passaporte Gastronómico e o Voucher Restauração podem ser levantados no Posto de Turismo da Mealhada (limitados ao número existente) e toda a informação pode ser consultada em www.tastecoimbraregion.pt.