Coimbra  21 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Programa de Emergência Social apoia 73 famílias de Condeixa

12 de Agosto 2019

O Programa de Emergência Social da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova apoiou, entre Janeiro e Julho, 73 famílias do concelho.

As ajudas foram realizadas através do pagamento de rendas, facturas de luz, gás e água e da oferta de refeições escolares nas interrupções lectivas.

“Apesar da melhoria das condições de vida ainda há situações de profundas carências, motivadas por situações de desemprego ou de problemas de saúde, a que é preciso estar atento. Através deste programa pretendemos acudir aos casos mais emergentes, garantindo-lhes o apoio que precisam, seja ao nível do pagamento de rendas e outras despesas familiares, mas também enquanto uma plataforma para uma reintegração social e no mercado de trabalho”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal.

Os apoios previstos no Programa de Emergência Social são dirigidos a famílias residentes no concelho há mais de um ano, em situação de carência socioeconómica e emergência social.

A maioria dos apoios concedidos às 73 famílias, no valor de mais de 25 000 euros, foram principalmente a nível das despesas fixas mensais e de saúde.

A análise das candidaturas é feita com base no cálculo de capitação do rendimento ‘per capita’ do agregado familiar, não podendo ultrapassar os 70 por cento do Indexante de Apoios Sociais (IAS), equivalente a 305,032 euros.

A atribuição dos apoios pontuais implica a prestação de Trabalho Socialmente Útil (TSU) por parte dos benificiários em idade activa, trabalho esse que é desenvolvido nos serviços da autarquia.

Esta prestação de serviços tem como objectivo a “corresponsabilização dos benefícios e, simultaneamente, de apoio à integração social e (re)aquisição de hábitos de trabalho dos mesmos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com