Coimbra  25 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Programa Abem recebe donativo de 10 000 euros

23 de Fevereiro 2019

A “NATO Charity Bazaar” doou 10 000 euros ao programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude.

A generosa entidade, sem fins lucrativos, é constituída pela comunidade do pessoal militar da NATO e dedica-se à organização de eventos para angariar fundos destinados a apoiar acções de solidariedade.

O valor doado permitirá à Abem ajudar 100 pessoas carenciadas durante um ano. “Apesar de os sistemas de saúde da Europa Ocidental serem universais, o acesso ao medicamento revela ainda muitos problemas, na medida em que implica que as pessoas despendam recursos, de que muitas vezes não dispõem, para pagar a parte não comparticipada do seu custo.

No caso português, os níveis de pobreza acentuam este problema para uma parte alargada da nossa população”, afirma Maria de Belém Roseira, da Abem.

Esta rede solidária, criada em 2015, tem já um peso importante para muitas famílias carenciadas, sendo que nos primeiros dois anos de programa conseguiu um retorno social de 6,9 milhões de euros. Ou seja, “cada euro investido no Abem teve um impacto social de 7,8 euros”, refere.

A rede está já a funcionar em 20 distritos, em 601 farmácias, conta com cerca de 100 entidades parceiras e já permitiu ajudar 8 089 beneficiários.

Qualquer pessoa poderá contribuir, das mais variadas formas, mas permanentemente através das farmácias aderentes a esta iniciativa solidária.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com