Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Programa Abem lança campanha no âmbito da covid-19 com a ajuda de Cristiano Ronaldo

22 de Junho 2020 Jornal Campeão: Programa Abem lança campanha no âmbito da covid-19 com a ajuda de Cristiano Ronaldo

Uma camisola da Juventus autografada por Cristiano Ronaldo é o trunfo da nova campanha do Programa Abem para ajudar os mais carenciados, muitos deles consequência da pandemia de covid-19.

A camisola será leiloada e a verba angariada servirá para reforçar o “Fundo Emergência abem: covid-19”, sendo que o leilão inicia hoje e termina a 06 de Julho, na plataforma digital “eSolidar” (https://www.esolidar.com/auction/detail/2307-camisola-da-juventus-autografada-por-cristiano-ronaldo#), adianta em comunicado a Associação Dignitude, promotora da iniciativa e que tem sede em Coimbra.

Segundo a Associação, as receitas vão reverter a favor do “Fundo Emergência abem: covid-19”, que se destina “a dar acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde aos cidadãos que ficaram economicamente mais vulneráveis em consequência da actual pandemia”.

“A mais alta [licitação] levará para casa uma camisola assinada pelo melhor jogador de futebol do mundo, ao mesmo tempo que permitirá levar saúde a quem mais precisa”, sublinha.

O fundo de emergência conta já com a participação de 40 câmaras municipais, de juntas de freguesias, da Cáritas, de Misericórdias e de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), responsáveis por referenciar os cidadãos em situação de carência sócio-económica, apoiando-os no acesso aos medicamentos de que precisam para viver.

A Dignitude salienta que o número de participantes “duplicou em apenas um mês”, sendo “expectável que se verifique um crescimento exponencial de beneficiários nas próximas semanas, devido ao agravamento decorrente de situações de desemprego e situações de ‘lay-off’ em empresas”.

Os cidadãos também podem fazer donativos para o fundo emergência, através de transferência bancária para o IBAN: PT50.0036.0000.99105930085.59, pelo ‘MB WAY’: 932 440 068, no website www.abem.pt ou na página de Facebook do abem:. Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja emitido o recibo de donativo.

Esta iniciativa é apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

O Fundo pretende, ainda, assegurar entrega de medicamentos hospitalares de 20 hospitais do país, o que permite aos cidadãos recebê-los nas suas casas ou, caso prefiram, numa farmácia local, evitando deslocações que coloquem em risco a sua saúde.

“A pandemia covid-19 vai levar muitas famílias a situações de carência económica que precisam da ajuda de todos nós para aceder a bens essenciais como os medicamentos. Por outro lado, há doentes de risco que necessitam de receber em casa os medicamentos hospitalares evitando deslocações a hospitais. Com a solidariedade de todos, a Emergência Abem covid-19 vem dar resposta a quem mais precisa”, refere Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude.