Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Professor da Universidade de Coimbra recebe Prémio Internacional de Excelência em Ciência

22 de Maio 2024 Jornal Campeão: Professor da Universidade de Coimbra recebe Prémio Internacional de Excelência em Ciência
Foto: Manuel Gameiro da Silva é professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC © DR

 

Manuel Gameiro da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguido com o Prémio de Excelência Profissional em Ciência pela REHVA, numa cerimónia realizada em Istambul. Este reconhecimento marca a primeira vez que um cientista português é laureado com este prestigiado prémio internacional.

Além do seu papel como professor catedrático, Manuel Gameiro da Silva é director da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e coordenador da Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra. A sua nomeação para o galardão foi promovida pela Coordenação da Especialização da Ordem dos Engenheiros, a entidade que representa Portugal na REHVA.

A REHVA, com sede em Bruxelas, é a Federação das Associações Europeias de Engenharia de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), abrangendo mais de 100 mil engenheiros europeus. Nos últimos 19 anos, o Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA já homenageou 28 cientistas. Anualmente, até duas personalidades podem ser reconhecidas a nível europeu, com o júri a justificar a escolha de Manuel Gameiro da Silva pelas suas notáveis realizações científicas e contribuições significativas para a eficiência energética e a qualidade ambiental interior dos edifícios.

O prémio foi entregue pelo presidente da REHVA, professor Catalin Lungu, durante a Assembleia Geral da federação, em Istambul. A cerimónia coincidiu com a conferência Climamed 2024, organizada conjuntamente pelas associações de engenharia de AVAC de Espanha, França, Itália, Portugal e Turquia. A conferência contou com a presença de vários oradores convidados, incluindo os docentes da FCTUC Manuel Gameiro da Silva e Adélio Gaspar, actual director do DEM, além de três comunicações apresentadas por investigadores da ADAI, destacando a forte representação da Universidade de Coimbra no evento.