Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

Professor da UC Pedro Dinis debate vulcões e clima nos “Pontos nos iii”

2 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Professor da UC Pedro Dinis debate vulcões e clima nos “Pontos nos iii”

O professor e investigador da Universidade de Coimbra (UC) Pedro Dinis, que acaba de regressar de La Palma, onde testemunhou a erupção do vulcão Cumbre Vieja, é o convidado da próxima sessão dos “Pontos nos iii”, que se realiza esta quarta-feira (3), no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

A conversa, com entrada livre mas sujeita às medidas definidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), irá acontecer a partir do tema “Construções vulcânicas: da emergência à destruição e implicações para a Humanidade”.

Segundo o investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da UC, durante a sessão, irá decorrer entre as 18h30 e as 19h30, haverá “a oportunidade de situar o vulcanismo num contexto global, discutir como os processos superficiais actuam na destruição de edifícios vulcânicos e de que forma a geração e a destruição destes edifícios pode moldar a existência humana”.

Pedro Dinis, professor do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e investigador do MARE UC, tem focado a sua actividade científica em sedimentos e rochas sedimentares clásticas com idades do Holocénico ao Paleozoico. Nos últimos anos, realizou trabalho com publicação internacional sobre unidades sedimentares de diferentes países, incluindo Portugal, Espanha, Angola, Cabo Verde, Timor, Namíbia, República Democrática do Congo, Eslovénia, Croácia, Uruguai e Brasil. Pedro Dinis investiu, em particular, no estudo dos processos que controlam a textura e composição destes materiais, com particular ênfase para os efeitos da proveniência, meteorização e reciclagem sedimentar. Enquanto docente, tem ensinado matérias do domínio da sedimentologia e estratigrafia e da cartografia. Para além da Universidade de Coimbra, leccionou na Universidade Nacional de Timor Lorosae e no Instituto Superior Politécnico da Tundavala (ex-Universidade Privada de Angola, pólo do Lubango).

Recorde-se que os “Pontos nos iii” é um programa de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. As sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.