Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Procissão da Rainha Santa obriga a alterações nos transportes públicos

4 de Julho 2018

A procissão penitencial da Rainha Santa Isabel, amanhã (05), ao final do dia, vai obrigar os transportes urbanos de Coimbra a algumas alterações de percursos.

A imagem da padroeira faz o caminho entre o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e a igreja de Santa Cruz, o que irá interditar, por algum tempo a passagem de autocarros por vários locais do centro da cidade:

Linhas n.º 2F, 2T, 25 e 27 – Passam a terminar no Arnado, se a rua da Sofia encerrar ao trânsito.
Linha n.º 4 – A partir das 21h00 e até final da procissão, efectua o percurso alternativo entre os Olivais e o Palácio da Justiça, via Manutenção e rua de Aveiro.
Linha n.º 5T – Inicia trajecto alternativo pelas ruas de Aveiro e de Saragoça, retomando o seu percurso na Manutenção, em ambos sentidos, servindo sempre as paragens do Arnado e Palácio da Justiça, apenas se a rua da Sofia encerrar ao trânsito.
Linhas n.º 6 e 6F – A partir das 19h00, no Cimo de Fala e Fala, respectivamente, efectuam o percurso alternativo a partir da rotunda do Lagar (Santa Clara), avenida de José Bonifácio de Andrade e Silva (Fórum), ponte Açude e avenida de Fernão Magalhães, retomando o seu percurso a partir da Estação Nova, em direcção ao CHUC. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, efectuam o seu percurso entre o CHUC e o Cimo de Fala, via rua de Saragoça, rua de Aveiro, avenida de Fernão Magalhães, Estação Nova, Palácio da Justiça, ponte Açude, avenida de José Bonifácio de Andrade e Silva (Fórum), retomando o seu percurso na rotunda do Lagar.
Linhas n.º 7 e 7T – Enquanto a zona da Portagem estiver impedida, circulam entre o Palácio da Justiça, Tovim e Ínsua dos Bentos. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, circulam entre a Manutenção e a Ínsua dos Bentos, efectuando inversão de marcha nestes locais.
Linhas n.º 10 e 10A – As saídas das 20h15 e 21h10 (Hospital de Sobral Cid) efectuam o percurso pela rua do Brasil, terminando na Ínsua dos Bentos. Neste local têm início as viagens das 20h50, 22h50 e 23h45.
Linha n.º 13 – Na saída das 19h40 (Beira Rio), inverte a marcha na Portagem, seguindo para Valongo pela avenida de Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, avenida de José Bonifácio de Andrade e Silva (Fórum) e rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso.
Linha n.º 14 – Na saída das 18h55 e seguintes (S. Martinho), efectua o percurso até à Estação Nova. Com o encerramento do trânsito na zona de Santa Clara, efectua o percurso alternativo a partir da rotunda da Guarda Inglesa, ponte Açude, avenida de Fernão Magalhães e Estação Nova. A partir das 20h05 terá partidas da Estação Nova, às 20h05, 20h55, 21h45, 22h35, 23h25 e 00h15 e de S. Martinho, às 20h30, 21h20, 22h10, 23h00, 23h50 e 00h40.
Linha n.º 14T – Na saída das 19h00 e seguintes (Beira Rio), efectua o percurso alternativo via avenida Fernão Magalhães, ponte Açude e rotunda da Guarda Inglesa, onde retoma o seu percurso. Os horários com partida da Beira Rio iniciam-se na Estação Nova.
Linha n.º 18 – Nas saídas das 19h10, 19h40 e 20h05 (Hospital Sobral Cid), a partir da rotunda das Lages, circula pela avenida Inês de Castro, em direção à Portagem. Caso esta via esteja interrompida ao trânsito, efectua percurso via Ponte Rainha Santa, até à Ínsua dos Bentos, onde inverte a marcha.
Linha n.º 19T – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia, inverte o sentido no Arnado/Palácio da Justiça e efectua um percurso alternativo pela rua de Aveiro, rua da Saragoça e Manutenção, onde retoma o percurso habitual.
Linha n.º 20 – Nas saídas das 19h45 e 20h10 (Valongo), efectua o percurso a partir da rotunda do Lagar, via avenida de José Bonifácio de Andrade e Silva (Fórum), rotunda da Guarda Inglesa, ponte Açude, avenida de Fernão Magalhães e Estação Nova.
Linha n.º 21A – As viagens das 22h30 e 23h45 serão efectuadas a partir da Estação Nova, seguindo para Arzila via avenida de Fernão de Magalhães e ponte Açude.
Linha n.º 23C – Na saída das 19h55 (variante de Ceira), a partir da rotunda das Lages, circula via ponte Rainha Santa Isabel.
Linhas n.º 24 e 24T – Com o encerramento da Portagem ao trânsito, invertem o sentido no Palácio da Justiça, circulando entre o Palácio, Quinta da Nora e Ínsua dos Bentos, nos dois sentidos. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, circulam apenas entre a Manutenção e Ínsua dos Bentos.
Linha n.º 31 – Na viagem das 19h25 (Arnado) inverte a marcha na Estação Nova, seguindo para Cruz dos Morouços via avenida de Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, avenida de José Bonifácio de Andrade e Silva (Fórum) e rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso. O regresso da Cruz dos Morouços será efectuado pelo mesmo percurso.
Linha n.º 38 – Na saída das 19h25 e seguintes (Pólo II da Universidade), efectua percurso via avenida de Fernão Magalhães e ponte Açude, regressando pelo mesmo percurso.
Linha do Botânico – Com o impedimento da circulação na ponte de Santa Clara esta linha será suspensa.

As diversas linhas retomam o seu percurso habitual progressivamente, de acordo com as condições de circulação, sendo que no final da procissão, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) efectuarão os reforços considerados necessários.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com