Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Processo de vacinação nas forças de segurança começa hoje

13 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Processo de vacinação nas forças de segurança começa hoje

Tem início este sábado o processo de vacinação dos elementos das forças de segurança em Portugal e, na região de Coimbra, serão vacinados mais de 800 militares, dos Comandos Distritais de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

No total, no país, serão vacinados cerca de 10 000 militares da GNR e outros 10 000 da PSP, ao longo das próximas três semanas, nos centros de saúde.

O início, nesta fase, do processo de vacinação de elementos da PSP e da GNR reconhece o papel das forças de segurança no combate à pandemia da covid-19, colocando-as entre as prioridades de vacinação dentro das funções essenciais do Estado.

O planeamento deste processo de vacinação foi elaborado de forma articulada entre a GNR e a PSP, coordenado pelo Ministério da Administração Interna.

A ordem dos elementos a vacinar foi definida pelas próprias Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, com base em critérios operacionais – priorizando militares e agentes na linha da frente e mais expostos aos riscos do coronavírus – e também critérios de saúde – com prioridade a elementos que sofrem das comorbilidades/patologias listadas pela Direcção Geral de Saúde.

Dos 10 000 militares da GNR que serão vacinados, 535 pertencem ao Comando de Coimbra; assim como da PSP de Coimbra serão vacinados 306 polícias.