Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Primavera Sénior” juntou meio milhar de pessoas em Oliveira do Hospital

19 de Maio 2023 Jornal Campeão: “Primavera Sénior” juntou meio milhar de pessoas em Oliveira do Hospital

No Dia da Espiga, 500 pessoas juntaram-se no encontro intergeracional “Primavera Sénior” promovido pela Rede Social, pela Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI) e Município de Oliveira do Hospital.

Foi um dia de convívio, repleto de iniciativas, no Parque dos Marmelos, onde estiveram os utentes de 15 instituições com resposta de apoio a idosos, à infância, e à deficiência, a que se juntou o projecto CLDS 4G de Oliveira do Hospital.

As presenças ultrapassaram as 500 pessoas, sendo que 420 eram idosos que voltaram a reunir-se nesta importante iniciativa de socialização, tão acarinhada por utentes e entidades que integram a Rede Social de Oliveira do Hospital.

O dia iniciou com um momento de actividade física e desportiva dirigida aos idosos seguida de missa concelebrada com participação do Coral de Sant’Ana. Após o almoço convívio, a tarde foi animada culturalmente com a presença das crianças da Obra D. Josefina da Fonseca e da Fundação Aurélio Amaro Diniz que cantaram e dançaram; do grupo de dança da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, e do grupo EptoConcertinas da Escola Profissional Eptoliva.

Foi um dia de festa e de alegria como comprovavam os rostos de todos os participantes e que foi ainda mais enriquecido com a realização de um atelier intergeracional que colocou os idosos a ensinar as crianças a elaborarem os tradicionais ramos do Dia da Espiga.

A marcar o regresso das actividades de animação interinstitucional e intergeracional, este “foi um dia para recarregar baterias e certamente que os utentes vão regressar às instituições e a suas casas, rejuvenescidos e cheios de alegria”, assinalou José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que aproveitou o momento para dirigir um público agradecimento a funcionários, técnicos e dirigentes das IPSS pelo seu “trabalho, dedicação e carinho com que desenvolvem as suas actividades e criam condições para proporcionar o melhor no dia a dia dos seus utentes”. “É também o momento adequado para prestar homenagem a todos os profissionais que tiveram que lidar com os desafios da pandemia, foram tempos de exigência e grande pressão, o sector social foi muito impactado pela pandemia mas teve uma resistência e adaptação verdadeiramente heroica”, considerou.

“Este encontro no Dia da Espiga, que também tem a sua simbologia, foi planeado e realizado pela Rede Social a pensar em todos os utentes, em lhes proporcionar um dia especial e um dia de alegria a todos os cidadãos que estão confiados a estas instituições”, acrescenta José Francisco Rolo, lembrando que iniciativas que fomentem um envelhecimento activo e saudável são essenciais para qualquer Município que se queira inclusivo e moderno.