Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Prevenção do cancro da mama em debate no UC Exploratório

24 de Maio 2024 Jornal Campeão: Prevenção do cancro da mama em debate no UC Exploratório

O UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra continuam este sábado, 25 de Maio, com o ciclo “Conversar é o Melhor Remédio”. Às 18h00, a médica ginecologista Margarida Figueiredo Dias vai abordar a prevalência dos tumores mamários, destacando que algumas alterações no estilo de vida e hábitos comportamentais podem prevenir o cancro da mama em 30%. A sessão, a decorrer no UC Exploratório, é de entrada livre e não requer inscrição prévia.

Apesar do extraordinário investimento nas últimas décadas em diagnóstico e tratamento do cancro da mama, assim como os esforços científicos, económicos e humanos para combater a doença, a incidência e prevalência dos tumores mamários continuam a ser significativas, aumentando em todas as idades, raças e classes sociais.

Embora factores genéticos e outros intrínsecos sejam, por enquanto, imutáveis e irreversíveis, estes representam apenas uma pequena percentagem da responsabilidade pelo cancro da mama. A incidência da doença tem aumentado de forma alarmante. Então, a que se deve este flagelo?

Margarida Figueiredo Dias, médica ginecologista, prossegue este sábado, às 18h00, no UC Exploratório, o ciclo “Conversar é o Melhor Remédio” com o tema “Mamas sãs em corpo são”. Especialista graduada em Ginecologia e professora agregada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Margarida Figueiredo Dias é também directora da clínica universitária de Ginecologia, regente coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia, e membro da Assembleia da FMUC, além de conselheira do Conselho Médico-Legal.

O ciclo “Conversar é o Melhor Remédio”, uma parceria do UC Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, iniciou-se em 2018 e, em 2024, completa seis anos de existência, tendo sido interrompido apenas durante alguns meses devido à pandemia de Covid-19. Um sábado por mês, um médico do Centro Cirúrgico de Coimbra ou um convidado participa numa conversa aberta ao público sobre diferentes temáticas de saúde ou medicina.