Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presidente do Senado brasileiro assina acordo “200 anos, 200 livros” em Coimbra

21 de Abril 2022 Jornal Campeão: Presidente do Senado brasileiro assina acordo “200 anos, 200 livros” em Coimbra

O presidente do Senado brasileiro inicia esta quinta-feira uma visita oficial de dois dias a Portugal, com a assinatura de um acordo em Coimbra e encontros agendados com Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República.

Na deslocação de dois dias a Portugal, que começa hoje, feriado de Tiradentes no Brasil, Rodrigo Pacheco é acompanhado do senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência do país da América do Sul, tema ao qual dedicará o seu primeiro dia de visita oficial.

A comitiva do Senado Federal passa o dia em Coimbra, a convite do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, reunindo-se com autoridades locais e convidados especiais, num almoço.

À tarde, os senadores visitam a Universidade de Coimbra, onde assinaram um Acordo de Cooperação Técnica entre o Senado Federal do Brasil, a Universidade de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 anos (Apbra).

O projecto “200 anos, 200 livros”, uma das mais importantes curadorias de sempre da literatura em língua portuguesa, faz oficialmente parte das comemorações oficiais do bicentenário da Independência do Brasil, refere a Câmara Municipal de Coimbra.

A iniciativa da Apbra, que convidou várias personalidades brasileiras para elaborar uma lista de 200 livros que os brasileiros e o mundo devem ler para entender melhor o Brasil, está na origem da assinatura do acordo de cooperação internacional.

De acordo com a agenda oficial do senador Rodrigo Pacheco, o líder do Senado do Brasil reúne-se com o Presidente da República português, em Belém, na sexta-feira, pelas 15h00, uma hora depois do encontro que terá com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Nos dois encontros, Rodrigo Pacheco entregará um convite para que os políticos portugueses participem, no Congresso Nacional, na sessão solene em 8 de Setembro deste ano da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.

Esta será a segunda vez que Rodrigo Pacheco se reunirá em Lisboa com Marcelo Rebelo e Sousa. Em Novembro de 2021, na sua anterior deslocação, para participar no Fórum Jurídico de Lisboa, o presidente do Senado brasileiro também foi recebido pelo Chefe de Estado português.

Na altura, depois do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, Rodrigo Pacheco considerou que este “foi muito produtivo” e que disse que levava do Presidente a disponibilidade para ajudar o Brasil a vencer “desafios”.

“Eu tive a melhor impressão do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, me recebeu muito bem, um homem muito cordial, muito inteligente e um profundo conhecedor da política brasileira, que sabe dos problemas e desafios que nós temos no Brasil e que se dispôs a ajudar nesses desafios, no rompimento desses obstáculos e barreiras”, afirmou o senador Rodrigo Pacheco, à margem do IX Fórum Jurídico de Lisboa, que decorreu então na Faculdade de Direito de Lisboa.

O presidente do Senado revelou ainda que na conversa com o Presidente português foram abordados diversos temas nacionais e sobre a parceria comercial que Portugal tem com o Brasil, bem como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).