Manuel Conceição, Presidente da JS Mira; Henrique Duarte, presidente da JS Lousã; Daniel Azenha, presidente da Federação da JS e secretário-geral adjunto da JS; Ruben Fernandes, presidente da Mesa da Federação da JS e membro do Secretariado da JS
O presidente da Juventude Socialista (JS) de Mira, Manuel Conceição, foi eleito, por unanimidade, para liderar a Comissão Organizadora do Congresso da Federação de Coimbra da JS, que irá decorrer na Lousã, em data a anunciar.
Esta escolha prova, segundo a JS de Mira, “o capital político” e a “elevada confiança e respeito” que “conseguiu ganhar no panorama distrital”.
Manuel Conceição explica que surgiram alguns contactos no sentido de avançar para a candidatura, apesar de afirmar que “não estava pensado nem era uma ambição, mas um pouco por todo o distrito sentiu essa vontade, e decidiu avançar”.
O facto de ter sido eleito por unanimidade pelos seus pares, segundo o presidente da JS de Mira, “foi uma enorme surpresa, até porque têm sido sempre eleições disputadas”. “Creio que isto é uma afirmação e uma vontade inequívoca da Comissão Política na minha pessoa, restando-me agora honrar o voto de confiança dado pelos meus colegas”, considera.
Relativamente ao Congresso, Conceição diz que ficou já decidido que se realizaria na Lousã e que a sua expectativa é a de que se “prove, mais uma vez, que os jovens têm de fazer parte das decisões a nível local e nacional”. “Não chega existirem Conselhos Municipais da Juventude, precisamos de muito mais voz dentro dos órgãos, e a JS de Mira será a voz disso no Congresso”, afirma.
Na Comissão Política que decorreu no sábado, o figueirense Daniel Azenha comunicou a sua disponibilidade e intenção de se recandidatar à presidência da Federação de Coimbra da JS.
O ex-presidente da Associação Académica de Coimbra poderá avançar para o seu segundo mandato à frente dos destinos da Federação, tendo – em 2021 – contado com o apoio do presidente da JS de Mira na sua candidatura.