Coimbra  6 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presidente da Distrital do PSD de Coimbra lamenta decisão de chumbar Nuno Freitas

22 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Presidente da Distrital do PSD de Coimbra lamenta decisão de chumbar Nuno Freitas

O presidente da Distrital do PSD, Paulo Leitão, lamentou, hoje, a decisão da Direcção nacional do partido de chumbar o nome do médico Nuno Freitas à Câmara de Coimbra.

“A Distrital lamenta e discorda da posição”, afirmou à agência Lusa Paulo Leitão, salientando que esta “não é uma situação comum na história do partido”.

A Concelhia e a Distrital social-democratas tinham aprovado “uma estratégia de criar espaço no centro direita na cidade de Coimbra, com uma alternativa a esta gestão caótica” do PS, que fosse “liderada pelo PSD e que desse outro rumo e outra vida à cidade”, vincou.

Apesar de lamentar a decisão dos órgãos nacionais do PSD, Paulo Leitão afirmou que vai aguardar “serenamente” pelos passos que terão de ser dados pela Comissão Política Nacional e pela sua coordenação autárquica.

“Põe em causa esta estratégia mas não quer dizer que põe em causa as hipóteses ou o objectivo de voltar conquistar a Câmara de Coimbra. Quem dá mais hipóteses ao PSD e à oposição de voltar a ser vitorioso é a gestão caótica e errática [do PS] que tem mantido Coimbra apagada”, disse.

Questionado pela agência Lusa sobre se a intenção das estruturas nacionais do PSD é apoiar uma candidatura do ex-bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, que lidera o movimento Somos Coimbra, Paulo Leitão referiu que, do conhecimento que tem, o partido “não tem nenhuma candidatura aprovada”. “Teremos que aguardar”, acrescentou.

Numa publicação na sexta-feira na sua conta no Facebook, Nuno Freitas escreveu: “Fui informado pela Direcção nacional que o PSD decidiu não apoiar a decisão do PSD de Coimbra, dos órgãos concelhios e distritais, e não homologar o meu nome como eventual candidato às próximas eleições autárquicas e que vai apoiar o professor José Manuel Silva”.

No domingo, o PSD de Coimbra deu conta que o coordenador autárquico nacional, José Silvano, “informou que o nome escolhido pelos órgãos locais do PSD de Coimbra para encabeçar a candidatura do partido às próximas eleições autárquicas no concelho, o militante, médico e empresário Nuno Freitas, não será homologado pela Comissão Política Nacional do PSD”.

Também no domingo, a Concelhia do PSD considerou a decisão da Direcção nacional do partido de chumbar o nome do médico Nuno Freitas como candidato à Câmara local de “profundamente errada e desrespeitadora dos estatutos”.