Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presidente da Câmara de Anadia discutiu funcionamento de unidades de saúde

29 de Março 2021 Jornal Campeão: Presidente da Câmara de Anadia discutiu funcionamento de unidades de saúde

Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, reuniu, a 24 de Março, com o director do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, para abordar o funcionamento de unidades de saúde do concelho.

A reunião de trabalho contou com a presença de Jennifer Pereira, vereadora da Saúde, e com os presidentes das juntas de freguesia de Avelãs de Caminho e de Avelãs de Cima, Lúcia Rodrigues e Manuel Veiga, respectivamente.

Alguns dos assuntos abordados na reunião foram o “encerramento de algumas unidades de saúde, por força da pandemia, que levou ao ajustamento do funcionamento das mesmas; a saída de alguns profissionais médicos pela via da aposentação e a dificuldade da sua substituição, seja através da colocação por mobilidade ou por concurso, condicionando assim a reabertura e o natural funcionamento das unidades”, disse a Câmara Municipal de Anadia.

Segundo Pedro Almeida, director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, os próximos anos em Anadia “vão ser muito conturbados”, já que continua a haver “médicos a solicitar a aposentação e os concursos para preencher esses lugares nem sempre coincidem com as datas de saída dos médicos”.

A proposta apresentada pelo ACES Baixo Vouga para colmatar esta lacuna nas unidades de saúde, “passa por assegurar todos os cuidados médicos a idosos, hipertensos e diabéticos, assim como a grávidas e crianças”. Para o efeito, os serviços das unidades terão de funcionar com horários mais reduzidos, ajustados às respostas a prestar, dentro dos condicionalismos existentes.

Recorde-se que a Unidade de Saúde de Avelãs de Cima foi, recentemente, alvo de adaptações para a melhoria das condições de segurança. Estas foram realizadas por sugestão do ACES Baixo Vouga, de forma “a ser possível ajustar o funcionamento dos cuidados de saúde com as exigências que se impõem ainda neste período de restrições por força da pandemia”, disse o Município de Anadia. Os trabalhos foram suportados pela Câmara Municipal e pela Freguesia de Avelãs de Cima.

Pedro Almeida salientou ainda que, com esta intervenção, o edifício fica preparado, caso seja necessário, para receber situações relacionadas com a pandemia da covid-19, uma vez que está dotado das condições necessárias, designadamente de circuitos próprios.

Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal, salienta que “as soluções encontradas não são as ideais”, mas espera que, “ainda nos próximos dias, se encontrem outras alternativas para garantir a continuidade dos serviços a prestar, bem como a continuidade do funcionamento destas unidades de saúde”.