Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presépios artesanais em exposição e venda no Mercado Municipal

26 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Presépios artesanais em exposição e venda no Mercado Municipal

O Natal já passou mas a quadra festiva ainda permanece e só na próxima semana se festeja o Dia de Reis. Para quem ainda está a viver o espírito natalício, até 07 de Janeiro pode visitar a exposição de presépios artesanais, no Mercado de D. Pedro V, em Coimbra.

Presépios feitos com tecido; de cerâmica figurativa; estalactites; porcelana fria; cortiça; lâmpadas; caixas de fósforos; xisto; lã; linha; argila polímera; vidro; pedras; conchas do mar; ferro forjado; latão; ou com materiais reutilizados, como cápsulas de café; latas de conserva; caricas ou nozes; entre muitas outras matérias-primas recolhidas da Natureza são alguns dos exemplares que se podem encontrar nesta mostra.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, está localizado no antigo Posto Municipal de Turismo, e tem como objectivo “assinalar a quadra natalícia, associando-a à promoção do trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos portugueses, destacando a representação artística de uma das mais antigas formas de interpretação da Natividade – o Presépio”, explica a autarquia.

A peculiaridade e a riqueza de pormenor de muitas das criações, que vão desde a arte mais tradicional à mais contemporânea e urbana, são os pontos fortes desta mostra onde participam cerca de 40 artesãos, alguns dos quais estreantes nesta iniciativa que vai já na sua oitava edição consecutiva.

A exposição permite valorizar o trabalho desenvolvido, ora por artesãos de renome nacional, provenientes de vários concelhos de todo o país, e internacional no meio, ora por participantes que o fazem numa perspectiva amadora.

A exposição e venda estão abertas ao público de segunda a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 13h00 às 16h30, encerrando ao domingo e nos próximos dois sábados, 24 e 31 de Dezembro.

Oficina “Mãos que criam Presépios”

No local da exposição, os alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico podem pôr “as mãos à obra” e participar num atelier para criar presépios.

A iniciativa, com “carácter pedagógico e didáctico”, decorre de 03 a 06 de Janeiro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, durante a qual as crianças poderão observar, ao vivo, o trabalho manual demonstrado pelos artesãos, de forma a melhor entenderem o processo de construção de presépios patentes na exposição, bem como as técnicas utilizadas e as suas fases de concepção. Além disso, terão oportunidade de interagir com os autores das peças, experienciando, eles próprios, através da execução de presépios concebidos com recurso aos diferentes materiais, ferramentas, e distintas técnicas artesanais.