Coimbra  24 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela Presépio faz 10 anos e tem mais novidades tecnológicas

1 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Penela Presépio faz 10 anos e tem mais novidades tecnológicas

O Penela Presépio reforça a vertente tecnológica com a introdução de algumas novidades nesta 10.ª edição, que arranca hoje e se prolonga até 08 de Janeiro.

Salientando que o evento cresce de ano para ano, o presidente da Câmara, Luís Matias, anuncia que há um aumento da área visitável de 500 para 600 metros quadrados, mais figuradas animadas (220) e animação para as crianças e ainda um jogo para telemóvel, que funciona através de uma aplicação ‘off-line’.

“São novidades que afirmam a vertente tecnológica do Penela Presépio, que não está americanizado e recria o presépio tradicional português”, sublinhou o presidente da autarquia, apresentando como novidade o jogo “Penela Go”, o qual pretende que os visitantes descarreguem uma aplicação para telemóvel e depois partam à descoberta pelo concelho de figuras esculpidas, realizadas pela CERCI Penela, com o objectivo de os levar aos pontos de interesse do município. Se passarem os três níveis do jogo, explica Luís Matias, os participantes habilitam-se ao sorteio de vários prémios.

O autarca espera repetir na 10.ª edição os mais de 40 000 visitantes de 2015, considerado o melhor ano de sempre, mas lembrou que esse objectivo está sempre dependente das condições climáticas, uma vez que o evento se realiza dentro do castelo medieval. No final do presépio animado no castelo haverá uma exposição interactiva sobre os 10 anos do evento e um local para se poder tirar “a foto da praxe”.

Luís Matias considera que se trata de “números muito entusiasmantes e que afirmam Penela enquanto território inovador e diferenciador”, com grandes vantagens para a economia local.

“Construir e criar o Penela Presépio, que é o maior evento da região ligado ao Natal, é um desafio de ano para ano, que envolve mais de uma centena de pessoas durante dois meses”, sublinha.

Apesar do crescimento nos últimos três anos, altura em que foi lançado o desafio à comunidade criativa e tecnológica local, o presidente do Município de Penela frisou que orçamento do evento mantém-se inalterado nos 80 000 euros. No entanto, o Penela Presépio gera receitas na ordem dos 50 000 euros, pelo que, “feitas as contas, a Câmara apenas despende cerca de 30 000 euros”, refere Luís Matias.

O evento incluiu um presépio animado, outro ao vivo com animais e um mercadinho de Natal no castelo, além de um comboio e um presépio tradicional e uma exposição de ferromodelismo no Espinhal.

A 10.ª edição do evento traz, também, um “passaporte” (com o custo de cinco euros) que além de “ser uma recordação, serve para obter descontos no comércio aderente do concelho”, explica Luís Matias.

A realização do Penela Presépio tem mobilizado recursos e meios do Município, que conta nesta edição, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Turismo Centro de Portugal na divulgação da iniciativa, além de um conjunto de parcerias com várias entidades para atrair público, como por exemplo o Portugal dos Pequenitos e a Fundação Bissaya Barreto, tendo alargado essa ligação, pela primeira vez este ano, ao Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, no sentido de “criar sinergias”.