Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presépio de Penela encanta crianças e adultos até 07 de Janeiro

24 de Dezembro 2017

O ferreiro, o padeiro, os reis magos e, claro, o nascimento de Jesus são alguns dos temas representados no maior presépio animado da região Centro: o Penela Presépio, que está patente até 07 de Janeiro.
Até 07 de Janeiro, a vila espera cerca de 50 000 pessoas a visitar um dos seus maiores eventos, onde reina “o sonho, a fantasia, cor, luzes, música e animação”, que agrada a miúdos e graúdos.
O castelo de Penela é o epicentro do evento, onde está localizada a tenda de 600 metros quadrados de área que alberga o presépio animado com cerca de 200 figuras animadas com as novas tecnologias e impressões 3D, tornando toda a representação mais dinâmica e apelativa para os visitantes.
No exterior do castelo, a representação do presépio será ao vivo, através de uma recriação histórica quotidiana da época, protagonizado por um grupo de teatro.
A circundar o presépio principal encontra-se, também, o tradicional “Mercadinho de Natal”, aberto todos os dias, onde os visitantes podem comprar os produtos típicos da região, quer alimentares como o queijo do Rabaçal, o mel ou as nozes, como também ao nível do artesanato urbano e local.
À semelhança de anos anteriores, outra das atracções é o “Comboio de Natal”, que leva os visitantes numa “viagem mágica pela vila de Penela”.
Este ano, e pela primeira vez, no sentido de “criar mais um espaço de interacção e atractividade para o público infanto-juvenil” existe o “Playground radical”, onde a adrenalina não irá faltar. Uma pista de gelo, escalada e rappel são algumas das actividades que os visitantes mais novos poderão encontrar neste espaço, além de pinturas faciais ou a modelagem de balões.
Mas o Natal estende-se, igualmente, a outras zonas do concelho, nomeadamente, à freguesia do Espinhal, onde existem outras representações da Natividade. É o caso do tradicional presépio, este ano montado no mercado, onde centenas de figuras se dispõem por um espaço de perto de 600 000 metros quadrados de área. Também a igreja terá uma representação do nascimento de Jesus, com figuras feitas em cortiça pelos alunos do Centro Escolar do Espinhal.
Já no Centro Cultural da freguesia, e como tem vindo a acontecer desde há alguns anos, encontra-se patente a exposição de ferromodelismo, constituída por uma maquete gigante, onde circulam, em simultâneo, 10 comboios que percorrem, imparáveis, estações e apeadeiros.
Há, ainda, para visitar outras representações de presépios tradicionais nas igrejas das antigas freguesias de Santa Eufémia e São Miguel. Disponível estará, ainda, o jogo “Penela Go”, que espera voltar a conquistar os visitantes este ano, proporcionando uma nova abordagem ao próprio evento.
“Este ano o ‘Penela Presépio’ está ainda melhor e maior e esse é o nosso desafio anual, além de trazer mais visitantes ao concelho”, reforça Luís Matias, presidente da autarquia penelense, acrescentando que o evento “é essencial para a economia e produtores locais que percebem que é esta é uma excelente oportunidade para fazerem negócio”.
O “Penela Presépio” está aberto até 07 de Janeiro, todos os dias, com entradas entre os dois euros (adultos nos dias úteis) e três euros (adultos, fins-de- semana e feriados). As crianças até aos cinco anos não pagam e dos seis aos 12 anos os bilhetes custam um ou dois euros (dependendo dos dias da semana). Há, também, bilhetes família (dois adultos e duas crianças) por oito euros; e para grupos por dois euros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com