Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presente e futuro da Segurança Social em discussão na Universidade de Coimbra

25 de Junho 2024 Jornal Campeão: Presente e futuro da Segurança Social em discussão na Universidade de Coimbra

Na próxima semana, nos dias 2 e 3 de Julho, a Universidade de Coimbra (UC) organiza a 2.ª edição do congresso “Presente e Futuro(s) da Segurança Social”, que vai decorrer no Grande Auditório do Colégio da Trindade (no Pólo I da UC). O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade e tem inscrições abertas, que podem ser feitas em www.uc.pt/events/css2024/inscricao/ (as inscrições estão sujeitas à disponibilidade do espaço).

A sessão de abertura vai decorrer no dia 2, pelas 9h30, com as intervenções do Coordenador Científico do Congresso e docente da Faculdade de Direito da UC (FDUC), Licínio Lopes Martins; da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho; da Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Dulce Neto; do Director da FDUC, Jónatas Machado; e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Ao longo dos dois dias, vários profissionais e investigadores vão também marcar presença nas diversas sessões da iniciativa dedicadas a temas tais como: “Democracia e Estado Social: o papel do Sistema de Segurança Social na consolidação da democracia em Portugal”, “Agenda Social: Portugal e a Integração Europeia”, “O Futuro do Trabalho e a Protecção Social”, “O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social: Natureza, Missão Financiamento, Governação e Gestão”, “O Papel do Terceiro Sector na Protecção Social em Portugal: Saúde e Acção Social nas respostas sociais?”, “O Sistema de Pensões Português: Adequação, Equidade Intergeracional e Sustentabilidade”,  e “Regimes Jurídicos Administrativos e Tributários da Segurança Social”.

Já a sessão de encerramento, a 3, vai começar pelas 18h. Vai contar com as intervenções do também Coordenador Científico do Congresso e docente da FDUC, Pedro Costa Gonçalves; do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino; e do vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.