Coimbra  25 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Prémio Vasco Berardo quer homenagear artista e incentivar os jovens

8 de Março 2020

Nuno Berardo, Cristina Faria (do IPC) e Buga Lopes apresentaram o concurso no Centro Cultural Penedo da Saudade

 

A Associação Vasco Berardo, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), lançou a primeira edição do Prémio Vasco Berardo, um concurso de Belas Artes destinado a todos os jovens.

Esta primeira edição da iniciativa, integrada no projecto “Das Mãos de Vasco Berardo”, é dedicada à banda desenhada e a jovens talentos entre os 13 e os 25 anos. O objectivo é que os participantes se inspirem no trabalho do artista conimbricense Vasco Berardo e criem as suas próprias obras.

“Queremos dar espaço a artistas emergentes e incentivar a criação artística – uma premissa que faz parte dos estatutos da Associação”, explicou Buga Lopes, membro da Associação Vasco Berardo.

O concurso está dividido em três escalões, por idades (dos 13 aos 14; dos 15 aos 17 e dos 18 aos 25 aos), encontra-se já aberto e assim permanecerá até dia 29 de Maio.

Para Nuno Berardo, membro da Associação, a mesma “vai concretizando passo a passo os projectos que estavam previstos aquando da sua fundação [em Dezembro de 2018]”.

Cristina Faria, do Centro Cultural Penedo da Saudade do IPC, revelou que “é um gosto o Politécnico associar-se a este tipo de eventos, que incentivam a juventude a praticar as artes, a levar os jovens para a cultura”. Sublinhou, ainda, que estas iniciativas, “são essenciais para o desenvolvimento da criatividade e tudo o que assim for, está a ajudar os jovens a enfrentar melhor a vida todos os dias”.

“A divulgação da obra de Vasco Berardo é um dos objectivos principais, e bem merece, porque tem algumas na cidade que a maioria das pessoas desconhece; mas também se pretende chamar os jovens para as artes e para a cultura”, reforçou Cristina Faria.

Após serem conhecidos os vencedores, no mês de Setembro, uma das salas do Centro Cultural Penedo da Saudade vai receber uma exposição com os trabalhos vencedores e os que mais se destacaram nesta primeira edição do ‘Prémio Vasco Berardo’.

Sendo que está aberto a todos os jovens, em particular do concelho de Coimbra, a Associação convidou todas as escolas a participarem no concurso.

Os prémios para o escalão dos 18 aos 25 anos será um valor pecuniário de 250 euros; segue-se o escalão dos 15 aos 17, cujo vencedor receberá a oferta de uma formação até 60 horas na área das Artes Visuais no Politécnico de Coimbra e, finalmente, ao vencedor do terceiro e último escalão, dos 13 aos 14, será um kit de materiais de pintura e desenho.

O regulamento do concurso pode ser requisitado online, quer na página da Associação Vasco Berardo, quer na do IPC. Para que os participantes se possam inspirar, está patente, no Centro Cultural do IPC, uma mostra com vários trabalhos de Vasco Berardo (para visitar até dia 29 de Março).

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Inatel e Papelaria Marciano.

 

Obras banda desenhada Vasco Berardo

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com