Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Prémio Inovação Bluepharma / UC vai para o Porto

26 de Junho 2018

A edição deste ano do Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra tem como vencedora uma equipa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto.
O “ProREGEN” apresenta-se como uma terapia para potenciar a regeneração do sistema nervoso, onde é necessária a reparação da medula, actuando em lesões do sistema nervoso e em doenças neurodegenerativas, através da proteína Profilin-1 (Pfn1) que regula o esqueleto celular, revelou a Assessoria de Imprensa da UC.
O sobredito projecto científico foi desenvolvido por Mónica Sousa, Sara Sousa e Ana Rita Pinto Costa.
As investigadores vão receber um prémio monetário de 20 000 euros para avaliar ‘in vivo’ (em ratos com lesão do nervo ciático ou com lesão medular) o potencial regenerativo da Profilin-1 (Pfn1).
De acordo com as três premiadas, resultados ‘in vitro’ demonstram já que a Pfn1 é promotora do crescimento do axónio, com efeitos “robustos e surpreendentes”. O apoio pecuniário poderá ainda traduzir-se num investimento suplementar de 30 000 euros, caso venha a ser demonstrada a viabilidade de mercado.
Com periodicidade bienal, o Prémio Inovação Bluepharma | UC visa distinguir projectos científicos de excelência ao nível internacional, na área das ciências da saúde, que apresentem elevado potencial de transformação em produtos ou serviços, com real interesse para a sociedade.
O júri – constituído por alguns dos melhores investigadores portugueses, Carlos Faro, Luís Almeida, Miguel Botto, Sérgio Simões e Fernando Seabra Santos – considerou ser este o melhor trabalho, tendo em conta critérios de avaliação como o mérito, a originalidade, a inovação, o potencial contributo e impacto do projecto científico e a sua diferenciação face à concorrência.
Criado, há 15 anos, com o objectivo de contribuir para a divulgação e reconhecimento da investigação científica na área das ciências da saúde em Portugal, o Prémio Bluepharma / Universidade Coimbra distinguiu, nas primeiras oito edições, investigadores com teses de doutoramento publicadas em Portugal.
Em 2013, o Prémio Inovação Bluepharma | UC surgiu com um novo conceito e amplitude, vocacionado sobretudo para a área de inovação e com dimensão internacional.
O Grupo Bluepharma, com sede em Coimbra, é tido, hoje em dia, como um dos mais empreendedores e inovadores no sector farmacêutico.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com