Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Prémio Empreendedorismo Feminino de Coimbra em consulta pública

17 de Março 2024 Jornal Campeão: Prémio Empreendedorismo Feminino de Coimbra em consulta pública

O Regulamento Municipal do Prémio Empreendedorismo Feminino vai ser votado na reunião da Câmara de Coimbra de segunda-feira, com um período de consulta pública de 30 dias.

Este prémio foi anunciado no Dia Internacional das Mulheres (8 de Março) em 2023 e deverá ser entregue pela primeira vez a 19 de Novembro deste ano, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste âmbito, pretende também o Município de Coimbra, através da atribuição de um prémio anual, participar deste movimento mundial de promoção do empreendedorismo feminino e do seu contributo para o crescimento e a inovação.

Segundo a proposta de regulamento, a distinção “visa reconhecer e homenagear personalidades de destaque e valorizar e estimular iniciativas inovadoras concebidas, desenvolvidas e implementadas por empreendedoras no concelho de Coimbra”.

Esta iniciativa vai atribuir duas distinções: Prémio Projecto e Prémio Carreira. O primeiro destina-se a um projecto liderado por uma ou mais promotoras e/ou empreendedor que tenha sido implementado no concelho de Coimbra, nos últimos cinco anos, com destacado mérito, e o segundo a uma personalidade feminina, que se tenha distinguido nos últimos 10 anos, como catalisadora ou protagonista de acções de empreendedorismo, implementadas e desenvolvidas no concelho de Coimbra. À vencedora da categoria Projecto é entregue um prémio monetário no valor de três mil euros, a distinguida com o prémio Carreira recebe dois mil euros.

As candidaturas, a submeter através do balcão virtual, serão analisadas por um júri constituído por sete membros, presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Os restantes membros do júri serão indicados, anualmente pelo Executivo, entre personalidades de destaque da sociedade civil, maioritariamente mulheres, que estejam associadas directamente à área do empreendedorismo e da inovação. As vencedoras terão direito a integrar o júri do ano imediatamente seguinte àquele em que foram distinguidas.

Após aprovação pelo Executivo Municipal, o projecto de Regulamento será submetido a consulta pública escrita para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias, a contar da data de publicação do respectivo aviso em Diário da República.