Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praxis faz renascer as históricas Topázio e Onyx

30 de Junho 2017

As míticas cervejas conimbricenses Topázio e Onyx, desaparecidas desde o início dos anos 2000, estão de volta para deliciar os seus maiores apreciadores e conquistar quem ainda não as conhece.

A vontade da produtora de cerveja artesanal Praxis e a missão da startup Hoppy House Brewing juntaram-se no desejo de fazer renascer as duas marcas emblemáticas da cidade de Coimbra. Assim surgiram as renovadas Topázio e Onyx, produzidas, como se pretende, em Coimbra, e mantendo as suas receitas originais, com o sabor e características pelas quais se tornaram reconhecidas na cidade, na região e no país.

Os dois produtos foram apresentados, ontem (29) ao público, num dia que Pedro Baptista, da Praxis, considera “histórico para a cerveja e para o património cervejeiro de Coimbra”. A empresa conimbricense, produtora de cervejas artesanais, “surgiu com a missão de não deixar morrer o legado do património cervejeiro, de preservar a sua genuinidade e identidade”, explicou o empresário, salientando que agora, a Praxis “pode devolver à cidade duas marcas icónicas, de grande afectividade para Coimbra e para o país”.

Pedro Baptista nota que esta parceria permite “aliar a defesa intransigente do património, dos hábitos e dos costumes alimentares de Coimbra, à dimensão económica do projecto”.

Na cerimónia de apresentação esteve, também, o director da Hoppy House Brewing, Jaime Freitas, que destacou a importância da Praxis neste sector, considerando a empresa conimbricense como “a embaixadora destas marcas”. “Acreditamos que será um grande sucesso no mercado, até porque os clientes continuam a pedir a Topázio e a Onyx”, afirmou, adiantando que “a principal preocupação foi a manutenção da qualidade e do sabor reconhecido por todos”.

Nuno Pinto Magalhães, da Central de Cervejas, afirmou que este “é um momento histórico, de renascimento de duas marcas históricas de Coimbra”, agradecendo à Praxis por ser “a herdeira viva da cultura destas marcas desde que desapareceram”.

Manuel Machado, presidente da autarquia, foi um dos convidados deste lançamento e, depois de provar, aprovou com distinção as renascidas cervejas.

“Recria-se aqui e recupera-se uma das partes do património de Coimbra. Quer a Topázio como a Onyx foram marcas que os menos jovens mantêm na sua memoria e no seu paladar, e felizmente, graças a este consórcio, recriaram-nas, melhorando e inovando a produção”, afirmou o édil, acrescentando que “produzidas com a água de Coimbra, só pode correr bem”.

O autarca elogiou, ainda, a Praxis pela iniciativa, já que se trata de “um investimento inovador, produtivo e altamente rentável e, esperamos, lucrativo”. Uma empresa com “capacidade empreendedora e criadora de postos de trabalho”, reforçou Manuel Machado, adiantando que as cervejas “activam a memória e mostram qualidade para se projectarem no futuro, com melhoria ainda mais significativa”.

Produzidas com a água de Coimbra e mantendo as suas receitas originais, as cervejas “nascem” na fábrica da Praxis e são comercializadas no restaurante, contudo, serão vendidas, também, em caixas de 12 unidades, em garrafas ow de 33 cl, que mantém o formato emblemático dos anos 1980, e em barril de 20 litros.

A imagem foi “beber” à origem das duas marcas, mantendo o estilo e as referências à cidade de Coimbra.

A sua distribuição será feita ao nível nacional, para o canal Horeca e da grande distribuição, embora o foco prioritário seja a região de Coimbra.

A Topázio é uma cerveja do estilo Pilsner, com 5,6 por cento de teor alcoólico, de cor dourada clara. Produzida com 100 por cento malte cevada, caracteriza-se pelas notas de malte e pão e uma surpreendente doçura residual que contrasta com o ligeiro amargor que permanece na boca.

Já a Onyx é uma cerveja do estilo Dark Lager, com 4,5 por cento de teor alcoólico, de cor castanho muito escuro, com um aroma a malte torrado, com um amargor a lembrar café e um final seco em boca.

Cervejas Praxis

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com