Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praias fluviais de Coimbra com Bandeira Azul e galardão de acessibilidade

30 de Junho 2023 Jornal Campeão: Praias fluviais de Coimbra com Bandeira Azul e galardão de acessibilidade

As duas praias fluviais do concelho de Coimbra – Rebolim e de Palheiros e Zorro – foram distinguidas, novamente, com os galardões de Bandeira Azul e “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Estas são duas distinções que atestam as condições de excelência e de qualidade destas praias fluviais, pelo cumprimento de critérios de gestão e educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes, e também dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

De forma inédita foi ainda hasteada a bandeira com os símbolos ColorAdd, que vai permitir a identificação de cores para daltónicos. As bandeiras foram esta sexta-feira hasteadas nas duas praias, em cerimónias que contaram com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador com o Pelouro do Ambiente, Carlos Matias Lopes.

É a terceira vez que a praia do Rebolim é distinguida com o galardão de Bandeira Azul e de praia acessível para todos. Já a praia de Palheiros e Zorro mantém as duas distinções, sendo que é detentora da Bandeira Azul já há 12 anos. Estas certificações atestam o cumprimento de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, que vão desde a água balnear aos equipamentos, da segurança e serviços aos utentes ao cumprimento dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

As cerimónias do hastear da Bandeira Azul e da “Praia Acessível – Praia para Todos” decorreram na Praia Fluvial do Rebolim e depois na de Palheiros e Zorro e contaram também com a presença dos presidentes de Junta, respectivamente Francisco Rodeiro (Santo António dos Olivais) e Paulo Cardoso (Torres do Mondego).

A praia do Rebolim conta, actualmente, com acesso pavimentado, estacionamento (269 lugares, com 8 lugares para cidadãos portadores de deficiência), sinalética direcional e informativa, sanitários (incluindo para cidadãos portadores de deficiência), parque de merendas e estrutura de apoio à praia e aos nadadores-salvadores. A área dispõe, ainda, de todos os materiais e equipamentos de vigilância e prestação de salvamento, socorro a náufragos e assistência a banhistas. A Praia do Rebolim tem ainda disponível uma cadeira anfíbia, destinada a pessoas com mobilidade reduzida. E, não menos importante, a avaliação da qualidade da água está em conformidade para o uso balnear. O Executivo Municipal tem, contudo, estado atento às especificidades da zona do Rebolim e, nesse sentido, encontra-se a preparar um projecto de requalificação da área envolvente à praia, respeitando os valores naturais existentes e a sensibilidade ambiental da área.

Já a praia fluvial de Palheiros e Zorro é uma importante área balnear, de dimensão regional, que dispõe de um conjunto considerável de infraestruturas e equipamentos de apoio aos utentes. A praia cumpre, ainda, os requisitos da qualidade da água no que respeita à recolha e frequência da amostragem e os requisitos de praia acessível, dispondo de passadiços de madeira, rampas de acesso à água e cadeira anfíbia. O seu acesso é seguro e livre ao público, contando, ainda, com controlo relativamente à presença de animais domésticos e de veículos. É uma praia com um importante património natural e de inegável beleza paisagística, que recebe anualmente milhares de turistas, o que contribui para a dinamização da economia local e promoção da freguesia e do concelho de Coimbra.