Coimbra  22 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praias de Mira com vigilância antes e depois da época balnear

2 de Maio 2019

A Praia de Mira, a única praia no mundo com Bandeira Azul há 33 anos consecutivos, vai dispor de vigilância aos banhistas para além do período oficial da época balnear, anunciou, hoje, a Câmara Municipal.

A medida será posta em prática entre 11 de Maio e 15 de Junho e entre 15 de Setembro e 31 de Outubro e abrangerá ainda a vizinha praia do Poço da Cruz, que foi também distinguida com o galardão ambiental Bandeira Azul.

Durante o período oficial da época balnear, a segurança dos banhistas será assegurada pelos meios tradicionais, em articulação com o Instituto de Socorro a Náufragos.

“Com as cada vez mais frequentes e prolongadas visitas do público às praias do concelho de Mira, existe uma crescente preocupação com o bem-estar dos seus utentes e a crescente implementação de uma cultura de segurança e informação nesses espaços”, justifica o presidente da Câmara, Raul Almeida.

O autarca reforça que “é da maior importância que, em caso de risco e, especialmente, quando existe a necessidade de uma acção incisiva em situações de emergência, essa esteja devidamente acautelada”, acrescentando que “tão importante quanto a capacidade de resposta é a aplicação de uma atitude preventiva que evite riscos para o público e o faça sentir seguro”.

Designado como Serviço de Prevenção ao Afogamento, o projecto resulta de um protocolo celebrado entre a autarquia e a ADAMASTOR – Associação de Nadadores Salvadores de Mira.

No âmbito do protocolo, uma equipa de Nadadores Salvadores “pode ser activada nos períodos em que haja condições apropriadas à prática balnear, em situações nas quais sejam necessários elementos para prevenção aquática, situações que sejam classificadas como tendo risco de afogamento, ou qualquer outro enquadramento válido, por forma a prestar assistência e a minimizar ao máximo as probabilidades de ocorrências em meio aquático ou até afogamentos”.

Dado o seu vínculo de funcionamento, “esta equipa terá a mais-valia de já estar integrada a nível operacional, sendo um meio adicional devidamente contemplado no quadro municipal para o desempenho de funções específicas”, explicita Raul Almeida.

O acordo inclui a cedência de uma moto-quatro pelo Município à Associação, o pagamento do combustível para o seu funcionamento, dois nadadores-salvadores, bem como o restante material necessário para o exercício das funções.

“Estamos sempre a tentar melhorar as condições das nossas praias, sobretudo a Praia de Mira, a única do mundo que sempre recebeu a Bandeira Azul desde que o galardão começou a ser distribuído, já lá vão 33 verões”, reforça Raul Almeida, que promete mais novidades para este ano.

Antes do arranque da época balnear, a autarquia espera ter concluído um novo passadiço na Praia de Mira, com uma extensão de 680 metros, investimento de 145 000 euros financiado em 85 por cento por fundos comunitários, revelou o presidente do Município.

A intervenção visa recuperar o sistema dunar entre a duna a sul da marginal, junto ao restaurante Caçanito, e o último apoio da praia, junto ao molhe sul, permitindo o acesso ao areal a pessoas com mobilidade condicionada.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com