Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praia Fluvial do Cubo, um recanto escondido às portas de Coimbra

6 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Praia Fluvial do Cubo, um recanto escondido às portas de Coimbra

É um local de veraneio desejado há muitos anos e, embora, lhe falte ainda muito para ser o que se idealiza, a praia fluvial do Cubo, na União de Freguesias de Souselas e Botão, é já um paraíso meio escondido e com bastante potencial.

Este recanto escondido às portas da cidade de Coimbra tem uma beleza inconfundível, permitindo desfrutar da natureza quase em estado puro.

Embora não seja fácil lá chegar, porque os acessos deveriam ser alcatroados, e não tendo as condições que seriam desejáveis para usufruir do espaço em pleno, ainda assim o espaço é aprazível.

Contudo, muito há ainda por fazer para o colocar na rota das praias da cidade (que agora tem duas) e da região. Desde logo seria necessário pôr em prática o que há muito já está pensado para a requalificação do espaço. A “criação de um furo e de uma outra piscina que permitisse ter água durante todo o ano e, por isso, uma alternativa ao que hoje existe”, como refere o presidente da UF de Souselas e Botão, Rui Soares, é a principal urgência, uma vez que, em anos de seca, a praia fica sem água, embora a zona de lazer permaneça apetecível e aberta ao público.

A requalificação da praia é algo prometido já há 20 anos, quando o proprietário do terreno o cedeu e a Câmara Municipal ali investiu o deixar mais convidativo e atractivo. No entanto, desde aí que não se procedeu a outras intervenções na praia e, além da melhoria no espaço balnear, está pensada a reabilitação do antigo lagar, transformando-o num restaurante e criação de um pequeno parque de campismo, com bungalows, por exemplo.

É, de resto, a União de Freguesias que tem vindo a gerir o espaço e a deixá-lo atractivo para quem o visita.

Por ali perto, convidam-se os veraneantes a conhecer as igrejas Matriz de Souselas e do Botão, para além do Espaço Cultural e os trilhos e percursos da Mata de S. Pedro, que culminam na bem conhecida pista de aeromodelismo.