Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praia do Rebolim distinguida pela primeira vez com Bandeira Azul

29 de Abril 2021 Jornal Campeão: Praia do Rebolim distinguida pela primeira vez com Bandeira Azul

Coimbra passa a contar com mais uma praia distinguida com Bandeira Azul, a praia do Rebolim, que se junta este ano à de Palheiros e Zorro.

Portugal tem 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista, anunciou esta quinta-feira (29) o Programa Bandeira Azul.

Apresentada na Direcção de Faróis, em Paço de Arcos, Oeiras, pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, a lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado.

As praias estão distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16).

Na região de Coimbra as praias distinguidas com Bandeira Azul são as seguintes:

Arganil – Côja; Peneda Cascalheira-Secarias e Piodão;

Cantanhede – Praia da Tocha;

Coimbra – Palheiro e Zorro e Praia Fluvial do Rebolim;

Figueira da Foz – Buarcos, Cabo Mondego, Costa dos Lavos, Cova Gala, Cova Gala-Hospital, Praia do Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira; Góis – Peneda;

Lousã – Bogueira e Senhora da Piedade;

Mira – Praia de Mira e Poço da Cruz;

Oliveira do Hospital – Alvões de Várzeas;

Penacova – Reconquinho e Vimieiro

Pombal – Osso de Baleia.

De acordo com a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, Fafe (Braga), Oleiros (Castelo Branco), Óbidos (Leiria), Avis (Portalegre) e Beja entram pela primeira vez na lista, enquanto a Calheta (Madeira) reentra.

A Bandeira Azul abrange ainda 16 portos de recreio e marinas (menos duas do que em 2020), nove no continente e sete nas regiões autónomas, e 11 embarcações ecoturísticas (mais duas do que no ano passado), cinco em Portugal continental e seis na Madeira.

As cerimónias oficiais do hastear da Bandeira Azul em praia costeira iniciar-se-ão em 01 de Junho, na praia de Moledo, no concelho de Caminha (Viana do Castelo).

Já o primeiro hastear da Bandeira Azul em praia fluvial realizar-se-á, em 15 de Junho, na Albufeira de Santa Clara, em Odemira (Beja), e o hastear em marina acontecerá, em 05 de Junho, na Marina de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores).