Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praia do Osso da Baleia distinguida com Bandeira Azul

6 de Maio 2021 Jornal Campeão: Praia do Osso da Baleia distinguida com Bandeira Azul

A Associação Bandeira Azul da Europa distinguiu a Praia do Osso da Baleia, na Freguesia do Carriço, com a Bandeira Azul, congratulando o Município de Pombal pelo trabalho realizado na praia, pela “evolução segura e de qualidade”, ao longo dos 18 anos de candidatura ao galardão.

Felicitando pelo “excelente desempenho na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um empenho excepcional no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável”, o júri nacional decidiu por unanimidade submeter e recomendar a praia do Osso da Baleia ao júri internacional do programa Bandeira Azul 2021.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios, divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

O programa Bandeira Azul 2021 tem como tema “Recuperação de Ecossistemas”, que se revelou incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto directo no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

Situada em plena Mata Nacional do Urso, na Freguesia do Carriço, o nome da Praia do Osso da Baleia tem origem no início do século XX devido ao aparecimento de um esqueleto de baleia que, segundo testemunhos orais, terá dado à costa naquele areal.

Esta praia é um local perfeito para quem gosta de grandes caminhadas, pesca desportiva, bodyboard, surf, prática de voleibol de praia, bem como para quem aprecie a beleza natural de uma praia (dunas, flora e fauna).

A praia do Osso da Baleia recebeu o galardão Praias Dourada, em 1998, distinguindo-a por apresentar valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infraestruturação.

Desde 2004, a praia do Osso da Baleia é contemplada com o galardão “Bandeira Azul”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A praia recebe, igualmente, o galardão Praia Acessível, desde 2005, por cumprir os requisitos da legislação em vigor, relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

O Município de Pombal está a preparar a próxima balnear, para que sejam garantidas as melhores condições de segurança aos veraneantes. Mais do que ter cuidado com o mar ou com o sol, mantém-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à covid-19, definidas pela Direcção-Geral de Saúde, de modo que com o esforço e o cuidado de todos, a época balnear decorra sem sobressaltos e os banhistas possam usufruir, em segurança, da excelência da praia do Osso da Baleia.