Coimbra  18 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praia de Olhos de Fervença quase pronta para o Verão após obras de manutenção

15 de Junho 2020 Jornal Campeão: Praia de Olhos de Fervença quase pronta para o Verão após obras de manutenção

A Câmara Municipal de Cantanhede já terminou a empreitada de conservação e manutenção na praia fluvial de Olhos de Fervença, que tem sido melhorada para acolher os visitantes durante a época alta que agora se aproxima.

Segundo a autarquia, o “objectivo desta obra passa pela reabilitação dos muros, dos passadiços e das paliçadas, de forma a que o espaço se apresente nas melhores condições para receber os seus habituais utilizadores”.

Esta praia fluvial é “por excelência, não só reconhecida pela nascente e reserva de captação de água que abastece todo o concelho, como também pela parte integrante e de visita obrigatória no roteiro turístico do concelho durante a época balnear. Este espaço, que não vive apenas da praia, apresenta ainda todo um parque de apoio, com área reservada para merendas e campo de jogos, que torna um local muito apetecível de lazer, que é usufruído não só pelos visitantes do concelho, como também por veraneantes de toda região”, nota o Município.

Assim, a intervenção era uma necessidade, no sentido de “dotar o espaço com boas condições para os visitantes e assim dar uma imagem ainda mais aprazível à praia e zona envolvente”. Um investimento municipal que ascendeu aos 77 791 euros.

Noutra empreitada, está prevista a requalificação da antiga casa do guarda na plataforma inferior, na via de acesso à nascente, num novo poço de bombagem de água e nas instalações sanitárias que vão servir de apoio aos recintos desportivos existentes no parque de merendas. Esta outra obra ascende a a um valor de 94 311 euros, o que equivale a um investimento total da Câmara Municipal em ambas as intervenções, de 172 102 euros.

“A praia fluvial de Olhos de Fervença é um dos pontos de visita obrigatória no Município durante a época balnear que se inicia a 20 de Junho, pelo que era urgente dotá-la de melhores condições”, afirmou Helena Teodósio, frisando que “estamos a desenvolver um projecto para aquele local, mas, neste momento, optámos por avançar com o que era absolutamente necessário e prioritário para que o espaço apresentasse mais qualidade para quem o visita”, realça a autarquia.