Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praia da Tocha distinguida com Bandeira Azul pelo 30.º ano

22 de Junho 2020 Jornal Campeão: Praia da Tocha distinguida com Bandeira Azul pelo 30.º ano

Pelo 30.º ano consecutivo, a Praia da Tocha viu reconhecida a sua qualidade balnear com a Bandeira Azul, símbolo que comprova a qualidade da sua água, bem como o cumprimento de exigências a nível de gestão ambiental e equipamentos, educação ambiental, segurança e serviços.

A insígnia atribuída pela Associação Bandeira Azula da Europa foi hasteada juntamente com a Bandeira das Acessibilidades, galardão atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência que reconhece a existência de boas condições de acesso à praia para utentes com mobilidade reduzida.

Ainda no âmbito da cerimónia, foram hasteadas a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus pela 10.ª vez consecutiva, e a “ColorADD”, que surge no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Cantanhede, Águas do Centro Litoral (AdCL) e projecto ‘ColorADD’, que tem como principal objectivo a aplicação de um sistema que permite a inclusão de todos os banhistas que não identificam correctamente as cores (daltónicos).

Na ocasião, Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, agradeceu “a presença de todas as entidades parceiras que acompanham o Município de Cantanhede no objectivo de reforçar a qualidade balnear da Praia da Tocha, nomeadamente a INOVA-EM, a Junta de Freguesia da Tocha e as associações locais, sem esquecer o papel de entidades como a Capitania do Porto da Figueira da Foz, a Associação Bandeira Azul o Destacamento da Guarda Nacional Republicana de Cantanhede, os Bombeiros Voluntários, a delegação de Saúde e a Administração da Região Hidrográfica do Centro/Agência Portuguesa do Ambiente”.

Na vertente empresarial a edil camarária enalteceu “o sinal que o turismo está a dar, sendo uma área determinante na economia nacional, é absolutamente importante que tudo corra bem. Por isso, acredito que se forem respeitadas as medidas de segurança implementadas, todos os veraneantes podem usufruir de um verão em segurança”, e continuou “estamos aqui numa excelente praia e a nossa intenção é que todas as pessoas possam aproveitar finalmente, este ar puro e esta serenidade”.

Já Fernando Pais Alves, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, afirmou que “uma vez mais, é com grande orgulho” que recebem o galardão, “um marco para a freguesia da Tocha e para o concelho de Cantanhede”.