Coimbra  7 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praia da Figueira da Foz com “mais mobilidade e segura para todos”

15 de Junho 2020 Jornal Campeão: Praia da Figueira da Foz com “mais mobilidade e segura para todos”

O projecto “Praia M+ – Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos”, a ser implementado nas praias da Figueira da Foz, vai retomar de 01 de Julho a 01 de Setembro.

A iniciativa, implementada em 2005, da Câmara Municipal prende-se com a consciência da autarquia perante “a necessidade de as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida poderem usufruir plenamente da praia e de para tal carecerem de apoio especial”.

Este é, então, um projecto gratuito, “que se destina a pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, em especial deficiência motora e motora/menta, tem vindo a realizar-se anualmente, geralmente pelo período de 30 dias”, esclarece o Município.

O posto “Praia M+”, situado na praia de Barcos (junto aos balneários), terá, diariamente, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, uma equipa de dois nadadores-salvadores, com o objectivo de auxiliar todos os interessados a tomar banho de mar, com recurso a um equipamento específico para o efeito – Tiralô.

A inscrição individual e/ou em pequenos grupos é feita por ordem de chegada. Grupos com mais de cinco pessoas devem efectuar marcação prévia, junto dos serviços da Divisão de Educação e Assuntos Sociais, através do telefone 233401860/ /5 ou dos endereços de correio electrónico: sandra.lopes@cm-figfoz.pt e jose.barraca@cm-figfoz.pt.

Autarquia prepara reabertura das praias com segurança

Para esta época balnear, a Câmara Municipal da Figueira da Foz vai contratar 68 nadadores-salvadores para vigiarem as 18 praias e as sete piscinas de uso público do concelho, de forma a garantir o nível de segurança necessário.

As praias da zona urbana – Cabedelinho; Cabedelo; Cova; Hospital 1; Hospital 2; Campo de Futebol; Relógio; Buarcos; Tucano; Forte; Tamargueira e do Viso – vão contar com vigilância a partir do dia 20 de Junho, sendo que as restantes – Leirosa; Costa de Lavos; Quiaios 1; Quiaios 2; Murtinheira 1 e Murtinheira 2 -, se vão encontrar vigiadas a partir do dia 01 de Julho.

Além destas praias, a vigilância será também assegurada nas piscinas do Parque de Campismo Municipal, Alqueidão, Maiorca, Ferreira-a-Nova, Alhadas, Marinha das Ondas e Moinhos da Gândara, cuja abertura se encontra a ser preparada.

No que diz respeito às praias de Buarcos e do Cabedelo, foram ainda contratados mais quatro nadadores-salvadores para assegurar a vigilância aos fins-de-semana e feriados, até ao final do mês de Outubro, sempre que as condições meteorológicas assim o justifiquem.