Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Praça 8 de Maio recebe Manifestação Contra a Violência de Género

24 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Praça 8 de Maio recebe Manifestação Contra a Violência de Género

Realiza-se, amanhã (25), na Praça 8 de Maio, em Coimbra, uma marcha de manifestação no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Em comunicado enviado à redacção do “Campeão” é reforçado que “a violência perdura em todas as camadas sociais, contudo permanece silenciada pelas estruturas patriarcais que continuam a exercê-la”. Os organizadores da manifestação dizem que querem fazer-se ouvir e que repudiam “todas estas práticas de violência doméstica, transmisoginia, violência racial, assédio laboral, violências emocionais e psicológicas, lesbofobia e violência obstétrica. “É necessário sairmos à rua e reivindicar o nosso espaço, exigir os nossos direitos e cultivar a nossa unidade. Queremos justiça contra o feminicídio, violação, assédio e discriminação! Exigimos o saneamento dos tribunais e outras instituições de poder, das práticas de saúde e farmacêuticas a que somos diariamente sujeitas. Marchamos juntas num espírito de sororidade e colectividade”, concluem.

O manifesto pode ser consultado na íntegra no evento nas redes sociais, em: https://www.facebook.com/events/3119874624999764.

Esta manifestação partirá da Praça 8 de Maio, pelas 17h30, e fará o percurso pela Avenida Sá da Bandeira até à Praça da República.

A manifestação é organizada pelos 13 seguintes colectivos e organizações: Rede 8 de Março, Brigada Fernanda Mateus, Rede Unitária Antifascista, Nascer em Coimbra, UMAR Coimbra, Casa da Esquina, Graal Coimbra, EuViVo, SaMaNe Portugal, PATH – Plataforma contra a Homofobia e Transfobia, Por Falar em Nascer – Viseu, Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC, Grupo da Amnistia Internacional de Coimbra – GAIC.