Coimbra  27 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Póvoa de Lanhoso exporta mais do que Coimbra, adverte vereador

25 de Fevereiro 2019

O vereador independente José Manuel Silva advertiu, hoje, que Póvoa de Lanhoso (Minho) exporta mais do que Coimbra.

Segundo o líder do movimento cívico “Somos Coimbra”, anterior bastonário da Ordem dos Médicos, o concelho conimbricense encontra-se num “obscuro 75º. lugar” numa tabela de localidades portuguesas exportadoras, “com apenas 131 milhões de euros em 2017”.

A título de referência comparativa, o autarca aludiu a Aveiro (714 milhões), Leiria (608), Tondela (428), Águeda (333), Cantanhede (329), Pombal (179), Nelas (163), Tábua (150) e Anadia

(140).

Também no ano de 2017, quanto ao volume total de negócios das empresas não financeiras, de acordo com o vereador, Coimbra estava em 22º. lugar nacional.

“A verdade nua e crua é que, actualmente, Coimbra é um anão económico, sem qualquer relevância política, incapaz de exigir mais do que meras migalhas do Governo e a cair no ranking demográfico”, insistiu José Manuel Silva ao intervir na última reunião da Câmara conimbricense realizada em Fevereiro de 2019.

Para o autarca independente, “se não fossem a Universidade e o Centro Hospitalar e Universitário (CHUC), no que depende da Câmara, Coimbra seria uma aldeia”.

“O caricato da desgovernação camarária é tão grande que, durante a vigência do Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal, publicado em Junho de 2017, foi apoiado apenas um investimento empresarial, graças à persistente intervenção do presidente da Junta da UF de Souselas e Botão”, indicou José Manuel.

Ana Bastos, vereadora eleita pelo movimento “Somos Coimbra”, fez uma intervenção num registo semelhante.

O vereador Carlos Cidade (PS), que contrariou o panorama apresentado por José Manuel Silva, disse ser Coimbra, “felizmente, mais do que a tentativa de a retratar” feita pelo líder do sobredito movimento cívico.

“Como é que um Município que pretende ser um destino turístico de eleição não mobiliza os recursos necessários para tornar Coimbra uma cidade mais limpa”?, questionou, por sua vez, o autarca social-democrata Paulo Leitão.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com