Coimbra  5 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Posto de Turismo da Varziela reabriu para reforçar promoção turística de Cantanhede

7 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Posto de Turismo da Varziela reabriu para reforçar promoção turística de Cantanhede

O Posto de Turismo da Varziela reabriu no passado sábado (05) e o acontecimento foi assinalado com várias acções, entre as quais um acampamento medieval, exibição de tiro ao arco, artes circenses, danças e bailias, comeres e beberes e mostra de artesanato local.

A participação do público neste evento, organizado pela Câmara Municipal e a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, decorreu de acordo com as normas emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, tendo sido adoptadas as medidas necessárias para evitar o contágio de covid-19, nomeadamente a limitação do número de pessoas presentes, o controlo da distância social e o uso obrigatório de máscara.

O programa culminou com a assinatura de um protocolo entre o Município de Cantanhede e a Aquiles – Hoste do Marialva, associação cultural que, nos termos do acordo, passará a ter a seu cargo a dinamização daquele espaço dedicado à promoção turística do concelho e no âmbito do qual passará agora a funcionar a Espumanteria-Bar Pedro&Inês.

Na ocasião, Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, agradeceu “à Santa Casa da Misericórdia a cedência do imóvel e da área adjacente no âmbito de um contrato de comodato celebrado para o efeito”, e salientou “a importância da reabertura do Posto de Turismo junto à Capela da Varziela, monumento nacional classificado que tem como elemento patrimonial de relevo o famoso retábulo de João de Ruão. Este é um local de visita obrigatória para quem quer conhecer o concelho de Cantanhede, pelo que faz todo o sentido a reativação do posto de turismo junto ao valioso património existente, aproveitando a sua atratividade para promover os recursos turísticos do concelho”, afirmou a autarca.

A líder do executivo camarário cantanhedense destacou também “o alcance da parceria estabelecida com a Aquiles – Hoste do Marialva, associação que está vocacionada para a função que lhe cabe nos termos do protocolo celebrado com a Câmara Municipal, nomeadamente a dinamização do posto de turismo com actividades e iniciativas culturais que potenciem o valor simbólico da Capela da Varziela e contribuam para dar maior visibilidade ao potencial turístico do nosso território a vários níveis. Acreditamos que esta parceria será frutuosa para as entidades envolvidas e especialmente para o concelho, pois é isso que na prática justifica o acordo celebrado”, sublinhou.

Conforme consta no acordo, a Aquiles – Hoste do Marialva assegurará o funcionamento do Posto de Turismo da Varziela de terça-feira a domingo, inclusive, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, com um número de colaboradores necessário, recebendo do Município um subsídio de 500 euros, mensalmente, para exploração e gestão do espaço.

Ainda nos termos do protocolo, serão colocados à venda apenas artesanato, artigos produzidos no concelho e produtos de promoção municipal, cujo género, qualidade e quantidade serão fixados pela autarquia, depois de ouvida a associação. Quanto ao artesanato e produtos produzidos no concelho, o seu preço será fixado pela Aquiles – Hoste do Marialva, mediante parecer vinculativo da presidente da Câmara Municipal ou do vereador com competências delegadas na área do turismo, enquanto os produtos de promoção municipal serão vendidos pelos valores constantes na Tabela de Taxas.

Por outro lado, a promoção de vinhos deverá ser exclusivamente para consumo humano, produzidos na área do Município de Cantanhede, com autorização legal de comercialização para venda no mercado (interno ou externo).

Finalmente, o protocolo refere que a associação deverá proceder à realização de percursos turísticos guiados, bem como actividades respeitantes ao seu objecto social de recreação teatral, animação/representação e outras iniciativas de cariz cultural, sempre previamente autorizadas pela autarquia.