Coimbra  8 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Posso aproveitar o Black Friday nos mercados?

21 de Novembro 2019

O Black Friday está a chegar e as oportunidades serão grandes; mas e nos mercados, teremos ofertas boas?

O Black Friday é um fenómeno estadunidense que aos poucos espalhou-se para outros países. Em Portugal as acções de marketing ainda são tímidas, mas já existem e estão em crescimento nos últimos anos. 95% dos portugueses conhecem o Black Friday e estima-se que os portugueses planeiam gastar em média 216 euros tanto nas lojas online como nas lojas físicas, segundo o estudo Black-Friday Global.

Os principais produtos que geram interesse são os aparelhos tecnológicos, como portáteis e telemóveis, e os itens de perfumaria e cosméticos. E os mercados, como ficam nessa sexta-feira especial, que neste ano de 2019 será no dia 29 de Novembro?

Isso e muito mais responderemos neste artigo.

O que é o Black Friday?

Apesar de 95% dos portugueses saberem o que o Black Friday representa – grandes saldos nas lojas -, não necessariamente sabem a história, afinal ela é bastante específica da cultura americana.

Na quarta quinta-feira do mês de Novembro é celebrado o Dia de Acção de Graças nos Estados Unidos. Esse é um dos principais feriados do país, ou seja, as pessoas não trabalham e se reúnem com familiares para uma grande refeição e dar graças pelos bons acontecimentos no ano.

No dia seguinte é comum que muitos americanos vão às compras, até porque o Natal também  aproxima-se. E assim surgiu a ideia da Black Friday para aproveitar a coincidência da chegada do fim de ano com a atenção do feriado no dia anterior, e que emenda com o fim-de-semana em muitos casos.

Algo similar acontece no Reino Unido com o Boxing Day, que ocorre no dia 26 de Dezembro. A ideia neste caso é aproveitar o que resta nos estoques e fazer saldos imensos para receber as novas colecções e produtos que chegam sem o estoque antigo para atrapalhar.

O que posso comprar no Black Friday?

A resposta é tudo. Não há uma regra para o Black Friday e cada vez mais lojas e comércios em geral irão aproveitar o dia que as pessoas têm sua atenção direccionada para as compras para expor suas ofertas.

É normal que as lojas de tecnologia tenham excelente desempenho nessa data, mas também é notável o crescimento em vários outros sectores. Ainda segundo o estudo Black-Friday Global, vestuário, calçado, cosméticos e perfumes, electrónicos e prendas tiveram vendas maiores na sexta-feira.

E os mercados? Como já existem saldos constantes neles, não é necessário uma Black Friday específica para as vendas aumentarem. Mas como falamos acima, com a atenção das pessoas em consumir, é normal que vejas ofertas nesse dia especial, ainda mais nos mercados grandes que não vendem apenas comida mas também roupas, televisores, aparelhos para a cozinha e mais.

Por isso é importante ficar atento, por exemplo, às ofertas do Lidl folheto no site do Panfleteiro para saber se é interessante passar pelo mercado encher o carrinho de compras. Com o Panfleteiro é possível ver as ofertas no seu telemóvel antes de fazer esse deslocamento e ainda ajudas na preservação ambiental.

Dicas para ajudar a poupar na Black Friday

Não é só aparecer na loja e esperar as ofertas caírem do céu. Com estas dicas vais poder aproveitar verdadeiramente as ofertas e não ser enganado.

  1. Pesquise: saiba os preços antes da Black Friday para não comprar algo que tem uma etiqueta de 50% de desconto mas cujo preço foi aumentado igualmente no dia anterior
  2. Compre o necessário: é normal empolgar-se com as ofertas e começar a comprar coisas que não são tão necessárias. Mesmo que a oferta seja mesmo boa, tenha foco para não estragar seu orçamento.
  3. O barato pode sair caro: de nada serve fazer uma compra muito barata mas de um produto de marca desconhecida que logo irá avariar ou estragar. Faça a pesquisa com produtos de marcas boas e que durem para assim aproveitar ofertas de verdade e não ter que gastar com reparos.
  4. É o momento para comprar coisas caras mas necessárias: como os descontos são grandes, aproveite esse momento para fazer a compra de algo que é caro e necessário. Seu portátil é insuficiente para o trabalho? Seu telemóvel não funciona bem? Queres comprar uma viagem de muitos dias? O Black Friday pode ser o melhor momento para tudo isso.
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com