Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Portugal recebe primeiro Fórum Europeu de Saúde e Epigenética

13 de Abril 2020 Jornal Campeão: Portugal recebe primeiro Fórum Europeu de Saúde e Epigenética

Portugal vai receber, a partir do próximo sábado (18), o primeiro Fórum Europeu de Saúde e Epigenética, organizado pela Associação Europeia de Saúde Educativa e Preventiva em Epigenética (AESEP), em parceria com outras prestigiadas instituições como a ACN Itália (Active Citizenship NetWork), a ECU (European Consumers Union), European Patients Rights Day, Observatório da Saúde dos Povos, Word Medicines Summit, DGS e Cruz Vermelha.

Esta é mais uma das acções da AESEP, que tem Paula Mouta como presidente, com o objectivo de informar a população e educa-la para a necessidade da prevenção na saúde, conforme explicou o investigador e embaixador da AESEP César Rodrigues ao “Campeão das Províncias”.

Numa altura em que o mundo está a viver uma pandemia, este fórum, que vai decorrer até dia 30 de Abril, vai abordar a questão da covid-19, tendo, no entanto, surgido com o intuito de assinalar o Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, que se celebra precisamente no sábado.

“A ignorância é talvez o maior custo que um país pode ter, por isso se começarmos pela educação e prevenção estaremos menos propensos e melhor preparados para situações de fragilidade. Queremos tornar acessível a linguagem médica tendo por base a Carta Europeia dos Direitos dos Doentes”, afirma César Rodrigues.

O Fórum conta com a participação de vários comunicadores nacionais e internacionais e, tendo em conta a situação actual, será transmitido através da Internet, na página https://aesep.pt/category/forum-anual-europeu-de-saude-preventiva-e-epigenetica/.

César Rodrigues é um dos oradores, numa sessão com o tema “O COVID’izer – mente sã em corpo são também se alcançam com boa informação!”, no dia 24 de Abril, pelas 11h15.

O investigar destaca a participação de outros palestrantes como Paula Mouta, presidente da AESEP; Maria Teresa Flor de Lima, médica anesteseologista e de Cuidados Paliativos e directora científica do Observatório da Saúde dos Povos; Sara Cerdas, eurodeputada presidente do grupo de trabalho de Saúde Pública Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar; Mariano Votta, director da ACN de Itália e criador da Carta Europeia dos Direitos dos Doentes; e Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

De salientar que existe já um segundo Fórum Europeu marcado, para 20 e 21 de Novembro, estando ainda por definir o tema central. “Gostaríamos de poder informar já o tema assim como o facto de poder ser presencial, mas tal, ainda, não é possível”, afirmou César Rodrigues.

Este primeiro Fórum conta com a organização de vários membros da AESEP como Paula Mouta, Andreia Rodrigues, Rui Oliveira, Teresa Flor de Lima, João Geraldes, Rita Ilhéu, Paulo Rojão, Fernando Miguel Rocheta, Filipa Falcão, Manuel Duque, Mariano Votta, Sofia Fonseca, Jaqueline Silva, Diogo OM e César Rodrigues.

O programa completo pode ser consultado em https://aesep.pt/event/1o-forum-anual-europeu-de-saude-preventiva-e-epigenetica/.