Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Portugal promove consciencialização sobre a importância do descanso

15 de Março 2024 Jornal Campeão: Portugal promove consciencialização sobre a importância do descanso

Hoje, 15 de Março, assinala-se o Dia Mundial do Sono, uma data dedicada a sensibilizar a população para a importância do sono na saúde e no bem-estar geral. Em celebração, a Associação Portuguesa de Sono (APS) promove hoje uma série de actividades por todo o país, para uma maior consciencialização sobre a qualidade do sono.

“A APS organiza um vasto conjunto de actividades, em várias regiões do país e dirigidas a diferentes públicos-alvo, tentando impactar várias faixas etárias”, afirma Daniela Sá Ferreira, presidente da APS e pneumologista na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE).

Na cidade do Porto, destaca-se a exibição do documentário “Apneia”, produzido em colaboração entre a APS, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet, abordando a síndrome da apneia obstrutiva do sono. O filme será apresentado no Auditório Porto Innovation Hub, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, entre as 18h30 e as 20h00, oferecendo uma visão directa sobre as causas, consequências e tratamento desta condição.

Em Lisboa, Coimbra e Porto, será lançada a série animada “Um Bom Sono Sob as Estrelas”, um projecto destinado a reforçar a importância da higiene do sono, desenvolvido pelo CNC-UC e pelo UC-Exploratório, contando com a participação da premiada ilustradora Cristina Sampaio. Financiado pela Resmed Foundation e Gasoxmed, será apresentado em três locais diferentes: no Planetário do Porto (15 de Março), UC-Exploratório em Coimbra (15 de Março) e Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa (16 de Março).

Destaca-se também o concurso de vídeos “Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global”, destinado a crianças e jovens, com o objectivo de sensibilizar para as desigualdades que impedem que todos possam seguir as recomendações de higiene do sono e para a importância da saúde do sono. O concurso, promovido pelo CNC-UC e APS, decorre de 15 de Março a 15 de Abril.

A Câmara Municipal de Lisboa irá promover um conjunto de actividades entre os dias 12 e 22 de Março, incluindo o encontro “Sono de qualidade para todos por uma melhor saúde global”, marcado para o dia 20 de Março, com Paula Pinto, da Direcção da APS, como palestrante.

“A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. Esta campanha de sensibilização realça que dormir mal causa várias doenças e tem consequências na qualidade de vida presente e futura, pelo que é fundamental adoptar uma correcta higiene do sono”, conclui Daniela Sá Ferreira.

O CNC-UC e a APS têm sido premiados anualmente, desde 2018, pela World Sleep Society, relativamente às iniciativas diferenciadoras que têm sido implementadas em Portugal.