Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Portugal em grande na esperança de vida

18 de Setembro 2017

Portugal é um dos países em que mais aumentou a esperança média de vida, mais do que seria esperado atendendo ao seu nível de desenvolvimento, revela um estudo internacional acabado de publicar.
Segundo a revista médica britânica The Lancet, a esperança média de vida dos portugueses, em 2015, era de 83,90 anos para as mulheres e de 77,70 anos para os homens, ultrapassando a esperança média de vida global, que se cifrava em 75,30 anos para as mulheres e em 69,80 anos para os homens.
O trabalho coloca Portugal ao lado da Etiópia, das Maldivas, do Nepal, do Níger e do Peru na lista de “países exemplares, capazes de fornecer informação sobre políticas bem sucedidas que ajudaram a acelerar o progresso na saúde”.
De acordo com a meta-análise, coordenada pelo Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (EUA), aqueles seis países tiveram “grandes aumentos na esperança média de vida, muito além do que seria expectável”.
O Japão continua a ser o país com a mais alta esperança média de vida (86,90 anos para as mulheres e 80,70 anos para os homens), ao contrário da República Centro-Africana, que tem a mais baixa (52,10 anos para as mulheres e 47,40 anos para os homens).
O estudo, revisto anualmente, teve contributos de instituições portuguesas, como o Hospital de Pedro Hispano, o Instituto Superior de Ciências da Saúde de Egas Moniz e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com