Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Portugal e Grécia “estão a fazer História todos os dias”

30 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Portugal e Grécia “estão a fazer História todos os dias”

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu, hoje, em Coimbra, que Portugal e a Grécia “estão a fazer História todos os dias, a pensar neles próprios e na Europa que os une num mundo em que estamos ligados”.

“Temos uma unidade de pontos de vista na preocupação com a paz, segurança, afirmação dos direitos humanos no mundo, tudo num quadro que nós os dois percebemos bem como juristas”, afirmou o Presidente da República, referindo, ainda, que os dois países “têm uma unidade de pontos de vista relativamente à Aliança Atlântica”.

O Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, está em Coimbra, desde o início da manhã e almoça no Convento de S. Francisco, sendo distinguido pela Universidade com o grau de doutor “honoris causa” (cerimónia agendada para as 14h30, na sala dos Capelos, na qual Marcelo Rebelo de Sousa será o apresentante).

Os elogios estarão a cargo de José Francisco de Faria Costa e José Manuel Aroso Linhares, ambos docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que “apresentou a proposta de atribuição do grau”.

A Faculdade de Direito afirma que Prokopis Pavlópoulos “possui uma carreira política relevante, tendo desempenhado, desde cedo, as mais elevadas funções na vida política da Grécia”, acrescentando que o Presidente grego “tem afinidades com a Faculdade de Direito [UC], em virtude da sua formação jurídica e do desempenho da carreira académica na Universidade de Atenas e na Universidade de Paris II (Panthéon-Assas)”.