Coimbra  25 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Portugal dos Pequenitos tem novo mapa infográfico e uma app inovadora

21 de Fevereiro 2019

Um novo mapa infográfico, uma aplicação para smartphones inovadora e a abertura de uma exposição foram as novidades tornadas públicas, ontem (20), pelo Portugal dos Pequenitos, que celebra este ano o seu 79.º aniversário.

O Parque sabe da importância de investir no futuro, pelo que apresentou o seu novo mapa infográfico do parque, bem como uma ‘app’ que permite saber a localização exacta dentro do Portugal dos Pequenitos, mas também proporciona informações sobre os diversos pontos de interesse, uma galeria de fotografias e um jogo com níveis de dificuldade, dependendo do número de respostas certas.

“Esta é uma data memorável na já longa e bela história deste parque lúdico-pedagógico, criado há quase há 80 anos por Bissaya Barreto que glorificou um passado secular e desenhou este hino à portugalidade”, afirmou Paulo Neves, director do Portugal dos Pequenitos, adiantando que, ainda hoje, “este espaço continua a ser uma sala de visitas da cidade de Coimbra e a ter uma notoriedade ímpar que se estende por todo o território nacional e não só”.

Nesse sentido, a modernidade tecnológica “obrigou” a apostar em inovação e numa nova ‘app’ do parque, que pretende “divertir e, simultaneamente, aprender”, explicou Tiago Almeida, responsável pelo desenvolvimento da aplicação.

Esta nova ferramenta caracteriza-se por ter “gráficos semelhantes a um jogo e uma navegação bastante simples, que permite visualizar todo o parque em duas ou três dimensões”, adiantou.

Com mais de 100 pontos de interesse, de todos os monumentos ali patentes, a aplicação permite “dar a localização exacta do utilizador, bem como sugere locais de interesse ao seu redor”, informou Tiago Almeida. Além da descrição, de fotografias e de um ‘quizz’ em casa monumento, o utilizador poderá, também, ter acesso a percursos predefinidos ou o próprio poderá criar o seu roteiro.

A ‘app’ do Portugal dos Pequenitos é, simultaneamente, um áudio-guia com tradução para inglês, esperando os responsáveis que, em breve, possa incluir outras línguas. A aplicação está disponível para ‘download’ nas lojas digitas, sendo totalmente gratuita.

A cerimónia serviu, também, para apresentar o novo mapa infográfico do parque, onde o seu autor Luís Taklim colocou “todos os ícones patrimoniais portugueses” representados no Parque, permitindo este mapa “ajudar na orientação e explicação para quem o preferir utilizar”.

A ideia foi, também, criar um elemento informativo e de divulgação do Portugal dos Pequenitos fora do parque e, por isso, os desenhos foram criados “de forma a que pudesse ser acessível a jovens, pais e avós”, notou.

Estas duas ferramentas auxiliares da visita ao emblemático parque estão já disponíveis a partir de hoje, assim como a exposição “Da madeira ao plástico: o advento dos brinquedos de construção”, constituída por centenas de brinquedos, que se situam entre os anos 30 e o final da década de 70.

As peças expostas, muitas em madeira e outras tantas criadas com os famosos Legos, que mostram aos visitantes do parque “o aparecimento das marcas de brinquedos e a introdução do plástico, permitindo a aquisição de conhecimentos do que era o brincar no tempo dos avós e bisavós”.

Esta é uma mostra permanente, oriundos de colecções particulares ricas, como é o caso do maior coleccionador português de brinquedos, Baptista Conceição, que aos 95 anos contabiliza mais de 100 000 peças.

Este é “um passo muito importante para o futuro do Portugal dos Pequenitos”, tendo por base o objectivo “dar ao visitante uma experiência de visita única e inesquecível, quer para adultos como para crianças”, proporcionando-lhe uma “visão global do que é este espaço e enquadrando de forma muito inteligente todo o património aqui representado (cerca de 140 pontos de interesse)”, concluiu Fausto Moreira, da Fundação de Bissaya Barreto.

Exposição brinquedos - Portugal Pequenitos

Brinquedos Portugal Pequenitos

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com