Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Portos de Aveiro e Figueira da Foz em Espanha com o foco nas energias offshore

27 de Março 2024 Jornal Campeão: Portos de Aveiro e Figueira da Foz em Espanha com o foco nas energias offshore

O Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz visitou os Portos de Gijón e da Corunha, em Espanha.

A visita teve em vista o aprofundamento das relações, bem como a analise de possibilidade de cooperação no âmbito dos modelos de desenvolvimento dos portos como hubs de energia, nomeadamente no que respeita à de energia eólica offshore.

No dia 21, a comitiva dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, liderada pelo presidente do Conselho de Administração, Eduardo Feio, visitou o Porto de Gijón, tendo sido recebida pelo seu director-geral, José Manuel del Arco. Conhecer as infraestruturas portuárias, em especial a área de expansão do porto, os investimentos e projectos em curso, nomeadamente os relacionados com as modificações de cargas decorrentes dos processos de transição energética, a análise do desenvolvimento de novas sinergias entre as partes foram, também, objectivos da visita.

No dia 22, a comitiva portuguesa foi recebida no Porto da Corunha pelo seu presidente, Martín Fernández Prado, tendo visitado o porto exterior de Punta Langosteira, onde teve oportunidade de conhecer as potencialidades que aquela darsena oferece e aprofundar as possibilidades de colaboração entre os portos em projectos estratégicos comuns, tendo em conta que o Porto da Corunha pretende tornar-se num hub do fabrico de componentes eólicos offshore, com destino ao norte da Europa.

O porto exterior de Punta Langosteira é uma infra-estrutura portuária recente de grandes dimensões, que oferece oportunidades na zona sul da darsena para a instalação de unidades industriais dedicadas à energia eólica offshore e outras fontes de energia verde.