Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Porto: PJ apreende códigos de moedas virtuais

4 de Outubro 2018

A apreensão de códigos de moedas virtuais em montante correspondente a 130 000 euros foi anunciada, ontem, pela Polícia Judiciária do Porto.

Erroneamente confundida com moeda digital ou criptomoeda, a moeda virtual foi definida pelo Banco Central Europeu como “uma forma não regulamentada de dinheiro virtual, comumente distribuída e controlada por quem a desenvolve, usada e aceite apenas entre os membros de uma comunidade específica”.

Associados a «lavagem» de dinheiro, tais códigos são tidos como correspondentes à maior apreensão do género efectuada em Portugal.

Segundo fonte da Directoria do Norte da PJ, citada pela Agência Lusa, a moeda virtual “serve para financiar tudo, desde terrorismo e corrupção a tráfico de estupefacientes e de seres humanos”.

Um homem detido é considerado um ‘expert’ (especialista) em informática e a companheira possuía várias contas bancárias, sendo que, por uma delas, em quatro meses de 2017, foram movimentados mais de 300 000 euros.

Fonte policial disse à Lusa que a detenção do casal, sem ocupação laboral, resultou de uma investigação desenvolvida pela PJ no sentido da recolha de indícios de os suspeitos haverem efectuado um conjunto de procedimentos, com recurso a meios informáticos, burlando e lesando vários cidadãos estrangeiros.

A Polícia refere ainda que o casal obteve, com esta “actividade ilícita, elevados proventos económicos”, tendo-se apurado, por ora, a existência de lesados em França e Espanha.

Durante a operação foram também apreendidos saldos de contas bancárias, uma viatura automóvel, dezenas de cartões bancários, telemóveis e outros bens e houve lugar a arresto de um apartamento.

Portugal é considerado “um país apelativo para a mineração do ‘bitcoin’”, adverte fonte da Secção Regional do Norte de Investigação do Branqueamento e Infracções Tributárias.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com