Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ponte do Paço reabre hoje ao trânsito

18 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Ponte do Paço reabre hoje ao trânsito

A nova Ponte do Paço abre hoje (18) ao trânsito. A partir das 15h00, a circulação rodoviária entre Pereira, no concelho de Montemor-o-Velho, e Arzila, em Coimbra, volta a ser possível, após uma interrupção de três semanas para a conclusão das obras de construção daquela estrutura.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho garante que está consciente “da necessidade de intervenção no acesso entre a rotunda da NovaPercampo e a nova ponte, mas procurando minimizar os transtornos junto da população, principalmente das famílias e alunos que iniciaram agora o regresso às aulas, está a preparar o procedimento para efectuar a reparação daquele troço viário para um período de menor intensidade de tráfego”.

A autarquia conimbricense destaca que após a “vistoria técnica e verificação das conformidades de segurança”, foi autorizada a abertura ao trânsito na nova Ponte do Paço, depois de ter sido cumprido exactamente o tempo previsto para as intervenções no local.

A obra continuará a decorrer até Novembro, pelo que o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, apela a todos “os automobilistas os cuidados necessários na circulação e que seja respeitada a sinalização, designadamente os limites de velocidade”.

O trânsito já circula, por isso, pelo novo tabuleiro da ponte, construído para aumentar a segurança rodoviária e pedonal nesta travessia.

A obra decorre em plena reserva natural do Paul de Arzila, resolvendo desta forma o actual problema de estrangulamento de trânsito, e vai incluir ainda passeios para peões, numa extensão de 212 metros, e respeito pela biodiversidade do local, representando um investimento de cerca de 400.000 euros (IVA incluído), dividido entre os municípios de Coimbra e Montemor-o-Velho.

Recorde-se que a nova Ponte do Paço é uma obra há muito desejada e reclamada pela população, surgindo, assim, do compromisso entre Emílio Torrão, presidente do Município de Montemor-o-Velho, e Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra.