Coimbra  28 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal vai requalificar estacionamento da praia do Osso da Baleia

29 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Pombal vai requalificar estacionamento da praia do Osso da Baleia

Na última reunião, o Executivo Municipal de Pombal aprovou o lançamento a concurso da obra de requalificação do parque de estacionamento na praia do Osso da Baleia, a única do concelho.

O projecto, com um preço base superior aos 400 000 euros, visa dotar o espaço de melhores condições para acolher os seus visitantes, não só durante a época balnear, quando certamente terá o seu pico de afluência, mas também durante todo o ano.

A proposta tem por objectivo principal, associado a um extenso programa de medidas que visam a divulgação da praia e simultaneamente a sua protecção, resolver a organização rodoviária, criação regrada de estacionamentos, a criação de assombreamento de protecção natural através da plantação de novas espécies arbóreas, e a resolução da circulação pedonal, bem como estabelecer uma ligação organizada e estruturada deste com a via asfaltada, onde termina a Estrada Atlântica.

A intervenção contempla a criação de um espaço com 198 lugares de estacionamento e acessos à praia/passadiço. Prevê, ainda, uma zona para veículos pesados de passageiros (autocarros) com três estacionamentos.

Toda a zona de estacionamento será ensombrada pelas plantações de pinheiros-mansos “Pinus Pinea”, uma vez que estas atinjam o porte desejado e necessário para o efeito.

A zona de intervenção abrange uma área de 8970 metros quadrados e será toda cercada com uma guarda em madeira de pinho tratada em autoclave, não incluindo o acesso pedonal em passadiço.

Reconhecendo o potencial turístico e ambiental que representa a praia do Osso da Baleia, o Município tem como objectivo a sua qualificação e preservação com vista a proporcionar uma melhor qualidade aos seus visitantes.