Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal: Tradicionais Festas do Bodo animam toda a cidade

25 de Julho 2019

Pombal cumpre a tradição anual com as Festas dos Bodo, que atraem milhares de pessoas à cidade, de hoje e até ao dia 30 de Julho, com seis noites e seis dias de intensa actividade e animação.

As celebrações religiosas, os concertos, a animação de rua, os carrocéis, os comes e bebes, as actividades desportivas e os espectáculos culturais fazem parte de um programa recheado que atrai muito público.

A tradição secular das Festas sai à rua, desde o Jardim do Cardal, onde se realiza o Bodo Antigo e estão as habituais barraquinhas de produtos locais bem característicos da região de Sicó, até ao Largo do Arnado, com os grandes concertos. Há, ainda, o Largo da Biblioteca, com os divertimentos para crianças, jovens e adultos.

Também o culto da tradição junta os pombalenses e atrai muitos fiéis às cerimónias religiosas e procissões, com destaque para a da tarde de domingo pelas ruas da cidade e com as insígnias de todas as capelas da paróquia.

Para apreciar há, ainda, a mostra de produtos locais, a exposição de actividades económicas, a actuações de ranchos folclóricos, o teatro de rua, os espectáculos de dança, o baile da Pérgula, a exposição de cartoons do caricaturista António Antunes, o Bodo dos Pequeninos e DJ’s.

O desporto também faz parte da festa, com destaque para o Rally Alitém, que se apresenta como uma novidade capaz de atrair outro tipo de público. Depois do sucesso do ano passado fora do período das festas, esta prova vem introduzir ao Bodo “um factor novo”, trazendo as corridas de carros para o centro da cidade, mas “fora do epicentro das festas”, realçou ao jornal “Terras de Sicó” o presidente da Câmara, Diogo Mateus, salientando que “já se sente o movimento na hotelaria e restauração” à boleia do rali.

Em matéria de desporto destaque, ainda, para a Volta a Portugal em bicicleta que, a 01 de Agosto, passará pelo concelho de Pombal na etapa inaugural, onde estará montada uma meta volante. Apesar da Volta ocorrer após terminar o Bodo, a prova de ciclismo acaba por prolongar as festividades. Mas além dos carros e das bicicletas, não faltam as tradicionais competições: a Prova do Bodo/Derovo e a Corrida das Farturas.

De origem remota, as tradicionais festas do Bodo mantêm um carácter bem popular que nem as vicissitudes do tempo conseguiram quebrar.

A lenda liga as festas do Bodo a uma praga que atingiu os pombalenses e a uma mítica D. Maria Fogaça, pessoa muito devota que deu origem à secular festa. Foram oferecidos ao pároco da vila dois grandes bolos, que, saindo de extraordinária grandeza, ao serem deitados no forno um ficou mal colocado. Um criado da casa, invocando o nome da Senhora de Jerusalém, atreveu-se a entrar rapidamente no forno, consertou-o e saiu ileso. Tal facto correu logo todo o povo, como um novo milagre, e deu origem a uma dedicação ao bolo, ao qual a população deu o nome “fogaça”.

Cartaz de concertos para atrair multidões

Durante seis noites, o cartaz de espectáculos das Festas do Bodo vai despertar o interesse do público. Tudo começa hoje, pelas 23h30, no Largo do Arnado, com a actuação das bandas revelação “Toothless Cage”, “Collapsus”, “Submarines in the Sky” e “Issabell”.

O que se segue, com concertos gratuitos por grandes nomes, promete mesmo muitas enchentes de público. Amanhã (sexta-feira), pelas 23h00, sobe ao palco o bem conhecido José Cid, para na noite de sábado (27) ser a vez de Blaya. Gabriel O Pensador actuará na noite de domingo (28), pelas 00h30, e Carolina Deslandes na segunda-feira (29), mais cedo, pelas 22h30. As noites de concertos encerram na terça-feira (30), com Toy, a partir também das 22h30.

Quanto a outros aspectos do programa, a sessão oficial da abertura das Festas do Bodo decorre amanhã (sexta-feira, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença das entidades oficiais e da Confraria do Bodo. Seguir-se-à a inauguração da Loja do Cidadão (Casa Agorreta) e a visita à Mostra de Actividades Económicas, que decorre na Zona Desportiva.

O sábado inclui, a partir das 11h00, aa cerimónias comemorativas do XIV Capítulo da Confraria do Bodo, com desfile pelas ruas da cidade, a 37.ª Prova do Bodo, pelas 19h30, com partida do Viaduto Eng.º Guilherme Santos, a Corrida das Farturas, pelas 20h00, com início no edifício dos Paços do Concelho, e a super especial nocturna do Rally Alitém, a partir das 21h00, no Casarelo, Mercado Municipal e Castelo.

O domingo terá, pelas 16h00, uma arruada com a Filarmónica Artística Pombalense, a Sociedade Filarmónica Vermoilense e a Sociedade Filarmónica Louriçalense. A noite será de desfile (da rotunda da Escola Conde de Castelo Melhor até ao Jardim do Cardal) e festival de folclore, com o Rancho Folclórico da Trofa, o Rancho Folclórico de Torredeita, o Grupo Etnográfico do Lorvão, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pego e o Rancho Típico de Pombal. À meia-noite haverá fogo-de-artifício no Castelo.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com