Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal realiza campanha de sensibilização para a reciclagem de resíduos

23 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Pombal realiza campanha de sensibilização para a reciclagem de resíduos

Fomentar a prevenção da produção de resíduos na origem e aumentar as taxas de separação e reciclagem de resíduos no concelho, são os principais objectivos da Câmara Municipal de Pombal ao realizar a acção “Uma tonelada de oportunidades”.

A iniciativa, dinamizada pela Unidade do Ambiente em parceria com a Valorlis, integra a Semana Europeia para a Redução de Resíduos (EWWR) que decorrerá de 25 a 27 de Novembro, entre as 10h00 e as 17h00 no Edifício Manuel Henriques.

A acção de educação ambiental desafia a população em geral a entregarem 15 quilos de materiais recicláveis (papel, vidro, embalagens de plástico e metal), recebendo como oferta um Ecobag (ecoponto de 30 litros), disponibilizados pela Valorlis, como incentivo à separação e reciclagem de resíduos em casa. Recolher e encaminhar para reciclagem uma tonelada de resíduos é a meta estabelecida para esta acção.

A população-alvo será premiada pela implementação de boas práticas em termos de gestão de resíduos, uma vez que ao aderirem a esta campanha estarão a contribuir para a redução da produção de resíduos na origem, para o desvio de resíduos depositados em aterro e para o aumento e melhoria da separação e reciclagem.

A Semana Europeia para a Redução de Resíduos (EWWR) é a maior campanha de sensibilização para a prevenção de resíduos, realizada em mais de três dezenas de países europeus. Impulsionados por autoridades públicas locais e regionais, reúne todos os tipos de outros actores – cidadãos, escolas, empresas, ONG, associações – que organizam actividades de sensibilização para a redução de resíduos.