Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal promove passeios pedestres

13 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Pombal promove passeios pedestres

A Câmara de Pombal está a dar a conhecer o património natural e cultural do Município através da realização de passeios pedestres.

Esta iniciativa, inserida no projecto “Descubra o nosso concelho a caminhar” e promovida pela Unidade de Turismo, conta com a parceria da empresa de animação turística Culnatur, tendo como principal objectivo aproximar as pessoas dos lugares daquele concelho de forma sustentável.

No ano anterior foram realizadas cinco caminhadas, distribuídas pelos meses de Maio a Outubro, em que participaram um total de 126 caminhantes. Contudo, devido ao contexto actual de pandemia, este ano vão ser realizados três passeios, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, cumprindo as normas emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, sendo cada uma das caminhadas limitadas a 19 participantes, mais o guia de percurso, cumprindo o limite máximo de 20 pessoas por grupo.

Os passeios pedestres agendados vão incidir na Grande Rota n.º 26 (GR26), contribuindo para a sua notoriedade e vão ser do tipo circular com distâncias previstas compreendidas entre os oito e os 12 quilómetros.

A primeira caminhada – Castelo de Pombal – está calendarizada para 06 de Setembro e vai ter um percurso com cerca de oito quilómetros. Com início no centro da cidade, o passeio vai percorrer o património da zona história e o Castelo, seguindo em direcção à localidade da Cumieira, com os caminhos a fazerem lembrar a Serra da Sicó e a sua vegetação.

Já a 18 de Outubro, o destino vai ser a Serra de Sicó, num percurso com uma distância de 12 quilómetros, percorrendo a aldeia do Vale e o caminho da GR26 até ao topo da Sicó. No regresso ainda vai haver uma passagem pelo trilho do Piu Piu.

Por fim, a 15 de Novembro será a vez de serem percorridos 9 quilómetros na freguesia da Redinha, mais concretamente na aldeia de Poios. O percurso faz a subida desde a Redinha até à Dolina da Senhora da Estrela. Na volta, os participantes vão passar por trilhos do Monte Alvito, com vista para a vila da Redinha.

Os interessados podem inscrrver-se através do e-mail turismo@cm-pombal.pt ou telefone 236210556.