Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal incentiva crianças e pais a prepararem lanches saudáveis

19 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Pombal incentiva crianças e pais a prepararem lanches saudáveis

Reconhecendo a importância de uma alimentação saudável e da educação alimentar desde tenra idade, o Município de Pombal assinalou o Dia Mundial da Alimentação com o lançamento de um projecto-piloto para incentivar a preparação dos lanches pelas crianças, juntamente com os pais/ encarregados de educação.

Sendo a escola o local de excelência para a transmissão de conhecimentos e promoção de atitudes e comportamento mais conscientes no que se refere à alimentação, o projecto “Lanche…Tu escolhes”, contempla a distribuição de uma caderneta a cada criança, na qual poderão ser registados os lanches em casa, com pontuação atribuída a cada grupo de alimentos.

A metodologia passa por, em sala de aula, o professor promover: nas semanas de registo dos lanches, a comparação da evolução dos lanches das crianças; e nas semanas intercalares, a sensibilização para o consumo ou não consumo de determinado tipo de alimentos. Em cada semana intercalar, existe uma actividade na caderneta para fazer com os pais/encarregados de educação, de modo a promover a consolidação dos conhecimentos adquiridos com o professor em sala de aula e a sua disseminação para casa. O projecto decorrerá, preferencialmente, entre 16 de Outubro e 13 de Dezembro, com duas semanas de registos iniciais, cinco semanas de sensibilização e duas semanas de registo finais. Contemplará, ainda, duas semanas de “folow up” no final do 2.º período lectivo.

A iniciativa abrange um total de 18 turmas das escolas de Escoural, Travasso, Vicentes, Pombal, Louriçal, Mata Mourisca, Vieirinhos, Vermoil e Machada.

Nos últimos quatro anos o Município tem dedicado especial atenção às questões relacionadas com hábitos de alimentação saudável, implementando no terreno iniciativas como “Reagir 100%”, “Vamos criar uma Horta” e “Regime Escolar”, acompanhados por uma nutricionista. Tem ainda apoiado e complementado, de uma forma sistemática, os projectos de educação alimentar em ambiente escolar.

Na sequência dos resultados obtidos, e cruzados com vários estudos científicos, entendeu-se que a melhoria dos resultados dos programas de intervenção na educação alimentar em ambiente escolar passa, também, pelo envolvimento de pais e encarregados de Educação.

A implementação da caderneta “Lanches…tu escolhes!” é um projecto-piloto cujos resultados sustentarão as novas estratégias.