Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

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Pombal implementa projecto inclusivo para melhorar acesso a espaços e informação

2 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Pombal implementa projecto inclusivo para melhorar acesso a espaços e informação

O Município de Pombal tem implementado um projecto que visa melhorar o acesso aos espaços, acervos e informação, de modo a garantir um acolhimento mais inclusivo a todo público. O projecto “Património Acessível – Cultural e Natural” surge no âmbito de uma candidatura do Turismo de Portugal ao Programa Valorizar e consiste na melhoria das condições de acessibilidade ao património cultural e natural do concelho, nomeadamente no Museu Marquês de Pombal, no Museu de Arte Popular Portuguesa, no Castelo e na praia do Osso da Baleia.

No património cultural, para melhorar e diversificar a transmissão da informação, foram implementadas soluções acessíveis de apoio aos visitantes, nomeadamente: soluções multi-idiomas, em língua gestual portuguesa e áudio-descrição, disponíveis em áudio-guias e “smartphones”; novas tecnologias para apoio a visita de grupo (“tour guide”); áreas sensoriais, plantas tácteis, sinalética inclusiva, soluções em braile (legendas e catálogo) e legendagem de exposições em português e inglês.

No património natural, além das soluções inclusivas para cegos ou público com baixa visão, foi implementado o código de cores para daltónicos e foram adquiridos novos equipamentos destinados à melhoria de acesso ao areal, praia e banho de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

Destaca-se que no Museu Marquês de Pombal, encontra-se instalado um mapa acessível da localização dos serviços (planta táctil do espaço); linhas guias de orientação e linhas de segurança em locais de risco, nomeadamente em corrimãos e escadas; informação em braile, designadamente legendas da exposição permanente (em inglês e português) e nas placas de identificação dos espaços (instituição e salas); sinalética inclusiva (WC’s); catálogo braile da exposição permanente; reprodução de gravura táctil em relevo alusiva ao Marquês de Pombal; disponibilização de guias multimédia (áudio-guias) que permitem a visita autónoma a pessoas cegas, surdas e com deficiência auditiva; disponibilização de sistema áudio de apoio às visitas de grupo (“Tour Guide”), ao património cultural e natural; disponibilização de guia multimédia com interface personalizado (Smartphones) que permite disponibilizar os conteúdos da visita à Rota Pombalina, em português e inglês (guia visual); e exibição do filme infantil “Marquês de Pombal” em Língua Gestual Portuguesa, legendagem para surdos e áudio-descrição.

Por sua vez o Museu de Arte Popular Portuguesa está dotado de mapa acessível da localização dos serviços (planta táctil do espaço); linhas guias de orientação e linhas de segurança em locais de risco, nomeadamente em corrimãos e escadas; experiências tácteis, com áreas sensoriais na exposição permanente e núcleo táctil, contemplando um conjunto de peças artesanais em diferentes materiais passíveis de serem tacteadas e exploradas pelo público cego; informação em braile, nomeadamente legendas da exposição permanente (em inglês e português) e nas placas de identificação dos espaços; sinalética inclusiva (WC’s); catálogo braile de tipologias e autores de artefactos da exposição permanente; e disponibilização de guias multimédia (áudio-guias) que permitem a visita autónoma a pessoas cegas, surdas e com deficiência auditiva.

Também o Castelo de Pombal tem implementado um mapa acessível da localização dos serviços (planta táctil do espaço); informação em braile, nomeadamente placa de identificação do espaço; sinalética inclusiva (WC’s); sendo os filmes “História de um Castelo”, “A Lenda do Mouro”, “Pombal 5 Sentidos”, “Sesnando – o herói improvável” exibidos com Língua Gestual Portuguesa, legendagem para surdos e áudio-descrição.

De referir que desde a época balnear deste ano, a praia do Osso da Baleia passou a contar com a instalação de passadeiras, permitindo a circulação de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, potenciando o seu acesso ao areal e zona balnear; cadeiras anfíbias de acesso ao banho para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada; canadianas e andarilhos anfíbios; cadeira de praia projectada para ajudar o público com mobilidade reduzida ou condicionada a deslocar-se no areal; placa identificativa e informativa da praia com descrições em braile; planta em relevo táctil dos acessos e dos serviços, que permite ao público cego e de visibilidade reduzida receberem a informação e usarem os serviços disponibilizados na praia; sinalética inclusiva (WC’s); e linhas de segurança em locais de risco, nomeadamente em escadas.

Para além destes equipamentos, a praia tem também implementado o código de cores “ColorAdd” para daltónicos, utilizado em bandeiras de aviso ao banho e nos contentores para recolha selectiva de resíduos.

Agentes locais incentivam compras no comércio tradicional

A Câmara Municipal de Pombal deu início a uma campanha de incentivo às compras no designado comércio tradicional. “Ajudar Pombal é comprar no comércio local”, é o lema da iniciativa que irá abranger todo o território concelhio, suportada integralmente pelo Município e promovida em articulação com todas as Juntas de Freguesia e a Associação Comercial e de Serviços de Pombal (ACSP).

Numa primeira fase, a campanha contempla a instalação de mais de duas dezenas de “outdoor” onde os protagonistas são agentes locais, representativos das mais variadas instituições, colectividades e clubes desportivos, incluindo forças de segurança. “Nós compramos! Compre também!”, é o desafio lançado por mais de meia centena de personalidades que dão rosto à campanha.

Numa segunda fase deverão ser lançadas outras acções, também transversais a todo o concelho, que estão a ser preparadas em parceria com a ACSP, contribuindo para uma maior dinamização e reabilitação dos pequenos estabelecimentos comerciais do concelho de Pombal, que viram a sua situação a agravar-se perante uma pandemia sem precedentes.

“O objectivo principal deste esforço municipal passa por incentivar o consumo no dito pequeno comércio local, sensibilizando a população para a importância da retoma de uma actividade económica de proximidade, apelando que realizem ali as suas compras”, revelou a autarquia.